Compra da concessionária Rota do Oeste por MT, será realizada em abril

Trecho em pista simples, é um dos mais perigosos da rodovia (Reprodução)

Trecho é um dos mais perigosos em MT
(Reprodução)

Durante sua permanência em Rondonópolis ontem, quando participou da solenidade de entrega dos apartamentos populares do Residencial Celina Bezerra pelo presidente Lula (PT), o senador Wellington Fagundes (PL) revelou que o processo de concessão de trecho de pista simples da BR-163, no médio norte do estado de Mato Grosso, deve ser finalizado no próximo mês de abril.
A conclusão do processo de aquisição da Concessionária Rota do Oeste aguardava negociação de dívidas com a Caixa Econômica Federal e na última quinta, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, lembrou que o governo encaminhou aos bancos credores da Odebrecht, que detém o controle acionário da Rota do Oeste, proposta para quitar parte dos valores devidos pela concessionária e que a renegociação da dívida é parte imprescindível para que a negociação ocorra.
“Ontem, nós tivemos em Brasília e está definido. A BR-163 realmente é um grande problema, mas felizmente já conseguimos concluir as negociações com os bancos e agora, no mês de abril, deve ser assinado e o Estado, por meio do MT Par, assume, e o governo do Estado está com recurso na conta, um bilhão para colocar. Esse é um compromisso assinado”, explicou o senador Fagundes.
“Não é o governo do Estado quem fará (recuperação da via), é a mesma empresa, a Rota do Oeste. Só que o governo do Estado assume a Rota Oeste através do MT Par. Então, sai a Odebrecht, entra o MT Par. E, aí, claro, o governo do Estado vai aportar os recursos, porque também já foi feito todo entendimento com a ANTT. Tudo está equacionado”, emendou o parlamentar mato-grossense.
No mês passado, o governo conseguiu um acordo com o Banco Pine, dando, assim, mais um passo em direção a se tornar acionista majoritário da concessionária Rota do Oeste.
A intenção do governo é que a MT Par, sociedade de economia mista do Estado, assuma o controle da concessão para retomar, de forma mais célere, as obras de melhorias na rodovia federal, que tem provocado acidentes, muitos com vítimas fatais, e prejudicado a logística do Estado. A solução foi considerada inovadora pelo Tribunal de Contas da União e tem sido referência para outros estados que enfrentam dificuldades em concessões de rodovias.
A proposta apresentada pelo governo prevê que, nos próximos dois anos, sejam investidos R$ 1,2 bilhão de recursos próprios para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163.
Da Redação com HiperNotícias e Assessoria

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