Concurso do Governo Federal prevê preencher 8 mil vagas

O concurso público único para preenchimento de oito mil vagas, em cerca de 50 órgãos do Executivo Federal, está previsto para acontecer em fevereiro do próximo ano
Foi apresentado ontem, pelo secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), José Celso Cardoso Jr, aos demais órgãos de governo autorizados a realizar concursos públicos, a proposta de realizar uma prova única para o preenchimento das cerca de oito mil vagas abertas no serviço público federal, neste ano.
A adesão dos ministérios ao Concurso Nacional Unificado, é voluntária. O edital deve ser publicado até dezembro, com realização de prova prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024.
As vagas foram agrupadas, em blocos temáticos:

A prova tem data provável de realização, no dia 25 de fevereiro de 2024 – dividida em dois momentos, na mesma data: 1º) Provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos; e 2º) Provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
A meta é realizar a prova em cerca de 180 cidades, simultaneamente, em todo o país, sendo 39, da Região Norte; 50, do Nordeste; 18, do Centro-Oeste; 49, do Sudeste; e 23, do Sul.
O certame será organizado a partir de uma coordenação geral a ser composta pelo MGI, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e pela Advocacia Geral da União (AGU). Este arranjo prevê também a participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formariam o Comitê Consultivo/Deliberativo.
Até meados de setembro deste ano, deve ser publicado pelo MGI o ato oficial que irá definir a estrutura de governança do Concurso federal Unificado.
Guia referencial
Segundo o MGI, o documento lançado nesta sexta-feira sistematiza um conjunto de orientações para os órgãos e entidades públicas planejarem e executarem os seus processos de seleção. O “Guia Referencial para Concursos Públicos: promoção do ethos público, realidade brasileira, inclusão, diversidade e direitos humanos”, tem o objetivo de fortalecer capacidades institucionais por meio de processos seletivos que abordem princípios e conhecimentos acerca da realidade brasileira, políticas públicas, desenvolvimento nacional, diversidade e inclusão, e alinhados aos desafios de enfrentamento às desigualdades da sociedade brasileira e ao processo de governança e de implementação de políticas públicas.
Além das normas e processos relativos à elaboração de concursos públicos, o documento traz ainda orientações, exemplos práticos, reflexões sobre os modelos de provas existentes e propostas de conteúdos transversais.
O Guia foi elaborado por meio de escuta ativa e colaboração voluntária com a Casa Civil, os ministérios da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública, do Planejamento e Orçamento, dos Povos Indígenas, das Mulheres e dos Direitos Humanos.
Clique AQUI e acesse o Guia, na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f