Conta de luz de agosto será tarifada pela bandeira vermelha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje, que no mês de agosto a bandeira tarifária para medir o consumo de energia elétrica será vermelha, no patamar 1, significando que o consumidor vai pagar um adicional de R$ 3 para cada 100 kWh de energia consumidos.
A justificativa da agência reguladora, é de que a bandeira vermelha foi acionada pelo alto custo de produção energética, causado pela falta de chuvas que afetou os reservatórios de água das principais usinas do país, no Sudeste e Centro-Oeste – que atendem 70% de todo o sistema, que voltaram a secar em neste mês de julho.
Em julho, os consumidores tiveram suas contas de luz calculadas na bandeira amarela e pagaram valor adicional de R$ 2 para cada 100 kWh consumidos no período. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia o preço da energia, o volume de chuvas e a situação dos reservatórios das hidrelétricas em todo o País para tomar uma decisão.
Em períodos com poucas chuvas, por exemplo, os reservatórios ficam mais vazios e o País precisa acionar termelétricas para garantir o suprimento de energia . Neste caso, a bandeira fica amarela ou vermelha (patamar 1 ou 2), de acordo com o custo de operação.
Com Economia Ig

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f