Coronavírus exige fechamento do comércio nos finais de semana

Medidas foram flexibilizadas (Radar da Cidade)

Situação pode exigir a decretação de lockdown
(Radar da Cidade)

Em razão do aumento de casos confirmados e de óbitos pelo coronavírus em Rondonópolis, o Comitê de Gestão de Crise decidiu, em reunião realizada na manhã de hoje (3), pelo fechamento do comércio (de bens e serviços) e indústrias locais aos sábados e domingos, como medida mais rígida de enfrentamento à pandemia.
Nos demais dias da semana, os estabelecimentos só poderão funcionar até as 22 horas.
A restrição, que deverá valer até o dia 15 deste mês, atinge também farmácias e supermercados, que somente poderão atender a clientela através de entregas a domicílio.

A decisão deverá ser oficializada amanhã, por decreto do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD), para então entrar em vigência.
Pelo decreto ainda, também será proibida a reunião e aglomeração de pessoas em calçadas, praças, parques e ruas e avenidas.
Também, as empresas que tiverem casos confirmados em seu quadro de colaboradores devem apresentar, em 24 horas, o resultado do teste de todos. Caso apresente mais de 10 funcionários contaminados, o estabelecimento deverá suspender as atividades por até sete dias.
As novas medidas se devem ao fato de que, em apenas uma semana, os casos confirmados passaram de 165 para 289 (aumento de 124 casos) e os óbitos de 04 para 09 (se acrescentando o da manhã de hoje), com crescimento na ocupação de leitos de UTIs, que até ontem (2) já atingia mais de 63% dos leitos privados e 40% das vagas de UTIs públicas, o que acendeu o alerta das autoridades sanitárias do município.
Lockdown
Caso a situação se torne mais crítica ainda, com aumentos sucessivos de casos e mortes diariamente, poderá ser decretado lockdown – versão mais rígida do distanciamento social com a recomendação sendo obrigatória, significando bloqueio total que serve para desacelerar a propagação do novo vírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f