Coronavírus: Vigilância Sanitária interdita lojas da rede Comapa

Todas as lojas terão que ser fechadas (Arquivo do Blog)

Loja do Monte Líbano está fechada
(Arquivo do Blog)

Na manhã de hoje, segundo informações recebidas pelo blog de alta fonte do município e corroboradas por uma funcionária, as oito lojas da rede Comapa Materiais de Construção e Acabamento de Rondonópolis, foram interditadas por fiscais  da Vigilância Sanitária, cumprindo determinação sanitária.
Conforme a fonte, que é do primeiro escalão da administração municipal, seis funcionários da rede estariam contaminados pelo coronavírus, sendo que um deles se encontraria em estado grave, num dos postos de atendimento emergencial à doença.
O blog tentou manter contato por telefone com as oito lojas, mas a ligação não era atendida, dando a entender de que estão realmente fechadas.
Nos dirigimos então a uma das lojas, localizada no bairro Monte Líbano, onde comprovamos que as portas estão cerradas, como bem mostra a foto que colhemos da fachada, confirmando as informações recebidas.
As autoridades sanitárias do município, bem como o blog, têm sido enfáticas em ressaltar a necessidade de se manter o isolamento social em casa, para evitar a propagação do Covid-19, principalmente neste período em que a disseminação deverá atingir índices alarmantes, causando hiper lotação nos hospitais locais,  uma vez que a cidade já está na fase de contaminação comunitária – quando a origem do vírus, não pode ser detectada.
Isso significa, que não se sabe quem possa estar ou não, contaminado.
Desafiando o perigo invisível que o novo coronavírus representa para a raça humana, muitos saíram às ruas no sábado e ontem, domingo, formando grupos de pessoas,  indo a parques e praças, e também a  rios e cachoeiras da região, desobedecendo as orientações para que permaneçam em suas casas.
A situação a partir de agora, reforçamos, tende a piorar!
Nota da Secretaria Municipal de Saúde
Em nota enviada à imprensa (tardiamente, por sinal) depois da matéria começar a ser veiculada pelo blog, a Secretaria Municipal de Saúde informa, que:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis informa que na manhã desta segunda-feira (6), fiscais da Vigilância Sanitária do Município, com apoio da Polícia Civil, solicitaram o fechamento das lojas da rede Comapa.
O fechamento das lojas foi necessário, após a Secretaria Municipal de Saúde receber a notificação da ocorrência de seis casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), entre funcionários da rede Comapa e familiares.
Conforme a notificação da autoridade médica, os seis pacientes com suspeita de Covid-19 apresentam sintomas clínicos e exames de imagens compatíveis com a doença. Os materiais foram coletados dos pacientes suspeitos e encaminhados para teste e a Saúde aguarda os resultados.
Diante da situação, fica determinado que as lojas da rede Comapa permaneçam fechadas por 14 dias (período de quarentena). A Vigilância Sanitária também notificou a rede para que entregue a lista com os nomes de todos os funcionários para que estes cumpram a medida de isolamento por 14 dias, bem como os seus familiares.
A Secretaria de Saúde esclarece que a medida é estritamente necessária como precaução de não transmissão do Covid-19 a outros funcionários da empresa e à população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f