Corrigindo injustiça da administração passada
A gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD), através da nomeação da enfermeira Vânia Scapini, para assumir a direção geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA III), do Pronto Atendimento Infantil e do Hospital Municipal, corrige uma grande injustiça contra a profissional, cometida pela administração passada, quando do imbróglio ocorrido no antigo Pronto Atendimento (PA), em que um paciente adentrou ao local se arrastando pela sala de espera, conforme vídeo que o Blog Estela Boranga comenta mostrou em primeira mão, em 2015.
Imbróglio
O imbróglio – cuja investigação foi conduzida pelo competente delegado (à época) Regional da Polícia Civil, Henrique Meneghello –, culminou com a demissão apressada e injusta, de servidores que estavam de plantão no dia do fato e também de Vânia Scapini, que respondia pela diretoria da unidade.
A investigação policial concluiu, posteriormente, que não houve negligência no atendimento ao paciente e diante disso, os servidores exonerados foram reintegrados aos cargos. Mas, estranhamente, o mesmo não aconteceu com Vânia Scapini, cuja exoneração foi mantida pela ex-secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira do Rego e pelo ex-prefeito Percival dos Santos Muniz (PPS).
Para o cargo que era ocupado por Vânia, foi nomeada a servidora contratada Carla Tolosa, que foi exonerada no ano passado por irregularidades que teriam sido cometidas no pagamento de plantões médicos, mas – também estranhamente – reintegrada ao serviço público, no Desopem, cinco meses depois da sua exoneração.
Sem os fatos terem sido esclarecidos.
Esclarecimentos a respeito do pagamento dos plantões médicos, foram insistentemente cobrados da ex-secretária Marildes do Rego e também de Percival pelo blog, mas até hoje não tiveram retorno, apesar do espaço cedido para as devidas explicações pelos dois.
Préstimos
Vânia Scapini presta serviços à área de Saúde do município há 30 anos, tendo começado em 1985, quando assumiu a coordenação da Policlínica Padre Lothar Bauchorowitz; compondo depois a comissão de implantação do Programa Saúde na Família (PSF), paralelamente respondendo pela coordenação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS); gestora do programa de Atenção Básica; gestora do Consórcio Regional de Saúde (Coress), por quatro anos; enfermeira de PSF; plantonista do antigo Pronto Atendimento (PA); e gestora do antigo PA, até sua exoneração – não bem assimilada, até hoje –, em 2015.
A profissional é pós-graduada em Gestão Hospitalar e de Sistemas Públicos, professora na Unic e Auditora em Saúde.
Portanto, a nomeação de Vânia Scapini pela atual gestão municipal, além de corrigir a injustiça cometida contra ela pela gestão passada, trará benefícios à área de Saúde e à população, como um todo.
Vania é uma excelente enfermeira,prestativa,e capacitada.
Parabens comadre.vc e merecedora disso.alem de sua honestidade spre com tdos es uma excelente profissional. .
Parabéns Vânia! Seja bem vinda. A saúde precisa muito de profissionais como você.
Parabéns prefeito, não poderia ter feito melhor escolha. Além de capacitada é uma excelente gestora e ótima professora!!!
Parabéns Vânia… Uma excelente administradora de enfermagem, excelente profissional clínica de enfermagem, excelente professora, um ser humano admirável… A gestão da UPA está em mãos competente!!!