Daqui prá pior!
A privatização da estatal de energia Eletrobras, pretendida pelo governo de Jair Bolsonaro para acontecer até o final do ano que vem, segundo estimam especialistas do setor elétrico, deve causar aumento nas contas de luz em 20%, além de colocar em risco a soberania nacional pela perda de tecnologia própria.
O desconto de 20% aos consumidores foi autorizado em 2013, através da Medida Provisória (MP) 579, que renovou as concessões das usinas do sistema Eletrobras como prestadoras de serviço público de energia, as obrigando a vender 100% da energia ao consumidor cativo, repassando o custo de manutenção e de operação.
Sem regulação
Com as empresas privatizadas, a Aneel não poderá mais fazer a regulação de preços das tarifas, que passarão a ser livres e dependentes da variação diária do mercado, dos níveis dos reservatórios, do preço do gás, entre outros,bem como ficaremos suscetíveis a frequentes apagões.
Além disso, os rios brasileiros ficarão à mercê dos investidores, colocando em risco ainda a preservação ambiental, já que o mercado estará voltado, unicamente, para a obtenção de lucros.
A continuar esse desmonte do País, vamos voltar, dentro de pouco tempo, a usar velas, lamparinas ou lampiões e cozinhar em fogões à base de lenha, além da população ribeirinha se lascar, em razão de que o seu principal meio de subsistência provem da pesca nos rios!
Da Redação com Brasil de Fato