Denatran alerta que 85% dos recalls em airbags não foram feitos
Dos veículos automotivos vendidos no Brasil, o air bag é o componente que mais tem apresentado problemas, resultando na necessidade de se fazer campanhas de recall. No entanto, 84% dos mais de 2,2 milhões de veículos que se encontram nessa situação não o fizeram, segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi.
Segundo ele, os problemas nos air bags dos veículos, podem causar séria lesões aos condutores. No caso das motos, acrescentou, 60% dos problemas identificados implicam em risco de queda. “No caso dos airbags, apenas 16% dos recalls foram atendidos. Isso significa que 84% desses veículos estão andando pelas ruas com seus airbags defeituosos”, informou Vicenzi.
Componentes mais afetados
Conforme o Boletim Recall, entre 2013 e junho de 2016, o airbag foi o componente mais afetado pelas campanhas de recall. Ele representa mais de um quarto (26%) dos componentes que apresentaram problemas. No período foram, ao todo, 60 pedidos de recall, em airbags. O problema afetou mais de 2,2 milhões de veículos, aparecendo em segundo lugar os freios, com 17% do total de componentes defeituosos responsáveis por pedidos de recall; em seguida, o sistema de combustível (16%); motor (11%); problemas na direção (9%); e cinto de segurança (7%).
Em parte, a ineficiência das campanhas de recall se deve à dificuldade de o consumidor saber se seu veículo está entre os que tiveram o chassi informado nas campanhas. A fim de dar mais eficiência a essas campanhas, o governo pretende fazer uma parceria com as empresas do setor, a fim de fornecer “apenas para essa finalidade” o nome e o endereço do proprietário do veículo que precisa passar por recall. “Vamos fiscalizar o recall, para garantir que o uso dessa informação está restrito a esse serviço”, garantiu o diretor do Denatran.
Recomendação
Vicenzi recomenda que os consumidores recorram ao site do Denatran, para saber se o seu veículo precisa passar por algum ajuste. “Tem uma área do site, onde o proprietário do veículo pode digitar o número do chassi, para ver se há algum recall pendente”, acrescentou Vicenzi.
O que é
Recall é um chamado público feito pelas empresas quando um produto ou serviço apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor.
O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A medida está prevista no artigo 10º do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Da Redação com Agência Brasil