Deputado cria Câmara Setorial de Fomento à Agricultura Familiar e Pequenas Empresas

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) está promovendo a criação da Câmara Setorial Temática (CST) do Fomento a Micro e Pequenas Empresas e a Agricultura Familiar, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A CST foi criada por meio do Ato 009/2022, de 10 de março e irá debater pautas de fomento aos pequenos produtores e microempresários.
O professor e doutor em Economia, Benedito Dias Pereira, é o presidente da câmara e vai conduzir os trabalhos de discussão e reflexão sobre as cadeias produtivas da agricultura familiar e sobre a oferta de crédito para esses segmentos.
Participarão do grupo, servidores de órgãos como Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), da ALMT e da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público I-Geos.
Thiago Silva destacou a importância do debate para promover a geração de renda no campo e na cidade. “Estamos propondo que as instituições possam discutir o fomento ao crédito e o apoio aos pequenos produtores e microempresários que passaram por dificuldade de na pandemia. Nosso objetivo é propor de forma colaborativa ações para que o Estado possa desburocratizar e garantir linhas de crédito específicas com juros abaixo do mercado para atender agricultores familiares e pequenos comerciantes”, disse o deputado que o único economista na ALMT.
Após a etapa de diagnóstico e estudo, a CST deverá elaborar e propor políticas públicas para fomentar as cadeias. O próximo passo será o levantamento das políticas existentes e sobre a oferta de crédito e saber quais são e em quais municípios essas políticas estão implementadas.
O superintendente de Agricultura Familiar da Seaf, George Lima será o relator da Câmara e a secretaria será ocupada pelo gerente de Crédito Rural da Empaer, Mariano Campos. A assessora jurídica do gabinete do deputado Thiago Silva Deise Arruda está auxiliando na coordenação da CST. A próxima reunião ficou pré-agendada para o começo de maio, com data a ser confirmada. O prazo de execução dos trabalhos é de 180 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Henrique Pimenta/Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f