Deputado Thiago Silva defende plano estratégico e mais tecnologia para agricultura familiar

Parlamentar quer maior atenção aos pequenos produtores

Thiago quer maior atenção aos pequenos produtores

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) cobrou durante a sessão parlamentar da ALMT da quarta-feira (09), que o Governo do Estado elabore um plano estratégico para atender as demandas de mais de 100 mil famílias da agricultura familiar, que tiveram dificuldades durante os quase dois anos de pandemia.
De acordo com o deputado, não adianta só entregar maquinários. É preciso um plano de Governo de longo prazo e vontade política para criar projetos estruturantes com o objetivo de fomentar as cadeias produtivas de acordo com cada região do Estado, propiciando assim a geração de renda no campo.
“Precisamos de uma solução por parte da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, objetivando prestar atendimento na área da assistência técnica, a mais de 500 assentamentos de Mato Grosso. Além disso, vemos entraves na comercialização dos produtos dos pequenos produtores. Logo, precisamos melhorar a logística e fomentar as feiras livres, para auxiliar a fortalecer na permanência do pequeno agricultor familiar, na propriedade”, disse o deputado Thiago Silva.
Segundo o deputado, semanalmente ele recebe mensagens com fotos e vídeos solicitando apoio do Governo, para resolver os principais entraves da agricultura familiar. O deputado defendeu na tribuna da AL-MT políticas públicas, para evitar o êxodo rural. “Precisamos dar condições para que o filho do agricultor familiar possa ajudar na sua propriedade, gerando renda e também com condições de poder estudar. Por isso, defendo que o Governo trabalhe em prol da sucessão rural, na agricultura familiar”, disse o parlamentar.
Por fim, Thiago Silva também sugeriu ao Governo utilizar de forma mais incisiva a tecnologia e novos métodos para fomentar a produtividade dos agricultores familiares, assim como pratica o agronegócio de grande escala, que bate recordes de exportação em Mato Grosso.
Henrique Pimenta/Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f