Em cinco meses, MT registra três óbitos e quase 11 mil contaminados

Mosquito também transmite a zika e a chikungunya (Depositphotos)

Aedes também transmite a zika e a chikungunya
(Depositphotos)

Segundo a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), o risco de contaminação por dengue no estado, é considerado alto
Em conformidade com dados da SES, no período entre janeiro e 15 de abril deste ano, foram registrados 10.939 casos de dengue em Mato Grosso, apresentando alto risco de contaminação, nos municípios de Jangada, Planalto da Serra, Cáceres, Mirassol d’Oeste, Reserva do Cabaçal, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Alta Floresta e Nova Bandeirantes.
Óbitos
No período analisado, foram registrados três óbitos, nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste e Colíder.
Paralelamente, estão sendo investigadas outros sete óbitos por dengue, dengue que ainda não foram confirmados.
Mosquito transmissor
O mosquito pode ser reconhecido pela sua coloração marrom escura associada à faixa branca curva (em formato de lira) no tórax e pintas brancas nas patas, hábito de voo baixo e atividade nos períodos de início da manhã e fim do dia.
Os criadouros mais comuns para a colocação dos ovos do mosquito são os objetos artificiais comuns nas áreas urbanas como pneus, copos, pratos, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas e lajes, piscinas, vasos sanitários sem uso e bebedouros de animais, todos contendo água.
A fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada pode transmitir doenças como dengue, Chikungunya , Zika e febre amarela; todas doenças de rápido desenvolvimento e que podem matar. Portanto, a principal medida para se combater estas doenças é eliminando os criadouros do mosquito.
Combate
As medidas de combate passam pelo aumento nos cuidados com a limpeza e manutenção das áreas ociosas e quintais, jogando lixo nos locais adequados, a atenção em detectar e eliminar possíveis focos, coibir e mitigar o uso inadequado de objetos como pneus, pratos de plantas, caixas d’água e tampas em áreas descobertas, bem como requerendo a limpeza de locais com resíduos jogados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f