Esquadrilha da Fumaça fará show aéreo em Rondonópolis

Show no céu e prepotência em terra

Esquadrilha estará em Rondonópolis, em julho
(Pinterest)

A população de Rondonópolis e região receberá, no mês que vem, um presente radical e diferente: uma exibição da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB).
A demonstração no município será na tarde do dia 28 de julho (uma sexta-feira) e faz parte de uma extensa programação internacional, que inclui o Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e Norte do Brasil (Amazônia e Rondônia) e a Colômbia.
Os militares já fizeram uma visita ao Aeroporto Maestro Marinho Franco, para reconhecimento da área e detalhamento da organização do evento, que contará com a parceria da Prefeitura, na parte de infraestrutura.
A última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Rondonópolis foi em 2011 e dez mil pessoas prestigiaram o show. A expectativa da Prefeitura este ano, é aumentar ainda mais o público local e também das cidades vizinhas.
O capitão aviador Thiago Capucinho explicou que as visitas precursoras são necessárias para assegurar a segurança de todos, público presente e os 40 militares, entre aviadores e mecânicos, envolvidos na apresentação.
Em seu 5º ano como membro da esquadrilha, o capitão destacou a beleza do céu da cidade e a localização privilegiada do aeroporto. “Estamos livres de obstáculos, não tem nem antenas próximas, para nos preocuparmos. São condições propícias para lindas manobras,” observou.
Com duração de 50 minutos, a performance será feita por sete aeronaves de fabricação nacional, modelo A-29 Super Tucano, mais potentes e usadas na defesa da região de fronteira.
“Me lembro, recentemente, de um pai que tinha trazido o filho com um ano e depois de 15 anos, voltaram juntos para nos ver. É bom alimentar os sonhos das pessoas”, relata o oficial.
Em Mato Grosso, além de Rondonópolis, a esquadrilha vai passar ainda por Sinop, Barra do Garças e Cuiabá.
Em 2017 o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, completa 65 anos. Setenta militares compõem a equipe e são responsáveis por 60 demonstrações anuais, dentro e fora do país. Eles contribuem para tornar mais conhecidas as Forças Armadas Brasileiras e suas formas de ingresso, divulgar a indústria aeronáutica nacional e estimular a vocação aeronáutica aos jovens brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f