Febre amarela: macaco infectado em São José do Povo, dispara o alerta

SMS já montou equipe de trabalho

SMS já montou equipe de trabalho

A Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) de Rondonópolis confirmou ontem, que o macaco encontrado morto no vizinho município de São José do Povo, estava realmente infectado pelo vírus da febre amarela silvestre.
Após a constatação, a secretária Izalba Albuquerque determinou à equipe de prevenção da Secretaria, que ações de combate à contaminação, sejam intensificadas, inclusive já tendo sido solicitado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), 40 mil doses extras da vacina.
Contaminação

Aedes é o vetor urbano

A contaminação se dá através da picada do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya, na área urbana, enquanto na mata, o virus é transmitido pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
O gerente do Centro de Zoonoses , veterinário Kleysller Willon, destacou que  o macaco não é transmissor da doença e dispara o alerta antes de um ser humano ser infectado. “ A população deve proteger os macacos, e de forma alguma matar esses animais, que na verdade acabam sendo infectados no lugar dos humanos”, ressaltou ele.
Contato
O profissional solicita à população, que no caso de alguém encontrar um macaco morto, que entre em contato com o Centro de Zoonozes, para que equipes façam a coleta de material e a submetam a exame, para saber se o animal está infectado ou não.
A secretária Izalba Albuquerque adiantou que um grupo de trabalho específico foi criado para monitorar esse assunto preocupante e que o caso já foi comunicado à SES e ao Ministério da Saúde (MS), garantindo que a população seja imunizada e protegida contra uma epidemia da doença, que já se registra em vários estados brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f