Gás de cozinha tem novo reajuste

Produto sofrerá novo reajuste (Irineu Junior)

Produto sofrerá novo reajuste
(Irineu Junior)

Na próxima segunda-feira (14), os brasileiros já vão estar pagando mais pelo gás de cozinha, conforme a entrada em vigor de novo reajuste no botijão de 13kg, anunciado no início da noite de ontem (11), pela Petrobras.
Pelo anúncio, o preço médio do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) terá reajuste de 5,9% nas distribuidoras para R$ 3,40 por quilograma (kg), o que representa aumento médio de R$ 0,19 por kg. De acordo com o IBGE, em maio o gás de cozinha subiu 1,24% e o gás encanado 4,58%, em média em todo o Brasil.
Vale lembrar que os preços para as refinarias são diferentes do que será fixado para os consumidores finais no varejo, porque até chegar às residências o produto sofre tributação federal e estatal, além de custos com as distribuidoras e com revendedores.
Apesar do Governo Federal ter zerado a alíquota de PIS e Cofins incidente sobre o produto, a situação não melhorou para os consumidores, pois as distribuidoras deram um jeito e aumentaram a margem de lucro, conforme disse o presidente da Associação Brasileira dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo (Asmirg), Alexandre Borjaili.
Na tentativa de minimizar a nova “paulada” no “lombo” da maioria das famílias de assalariados, com mais esse reajuste do GLP, foi anunciado também ontem que a gasolina sofrerá uma redução no preço de 2% nas refinarias, a partir de hoje, sábado, permanecendo inalterado o preço do diesel.
E ainda o governo tem a audácia, de dizer que o Brasil teve crescimento econômico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f