Gestores da UFR fizeram visita técnica à Universidade Federal de Uberlândia
Na última semana, uma comitiva de gestores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou visita técnica à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de promover a troca de conhecimento e experiências entre as equipes gestoras das duas instituições.
A equipe foi recebida pelo Reitor da UFU, Valder Steffen, e demais membros da Administração Superior da instituição. Estiveram presentes a Reitora da UFR, Analy Castilho Polizel de Souza; o Chefe de gabinete, Adinael Jr Pereira da Trindade; o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Ronei Coelho de Lima; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Edna Maria Bonfim da Silva; a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Claudinéia de Araújo; o Pró-Reitor de Administração de Planejamento, Josemar Ribeiro de Oliveira; o Pró-Reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gustavo Fachim; o Secretário de Relações Internacionais, Jofran Luiz de Oliveira; o Coordenador de Pós-Graduação, Marcio Koetz; e o Coordenador de Empreendedorismo de Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo, Fábio Nobuo Nishumura.
De acordo com a Reitora da UFR, a visita técnica foi extremamente proveitosa por ter sido uma oportunidade para conhecer de perto o funcionamento de uma universidade de grandes proporções como a UFU, referenciada pela qualidade de seu ensino e excelência na receptividade. “Fomos extremamente bem recebidos pelos membros da Universidade Federal de Uberlândia. Sentimo-nos honrados pelo tratamento recebido ao longo destes dias. Após a acolhida, nossos gestores direcionaram-se aos setores correspondentes à sua área de atuação para conhecer a estrutura e funcionamento da universidade. A UFU foi muito gentil e atendeu a UFR em todas as demandas e questionamentos que fizemos”.
A professora Analy ainda explicou que a equipe da Federal de Uberlândia disponibilizou diversos tipos de documentos, realizou a demonstração detalhada de processos administrativos e se colocou à disposição para orientar a UFR em diferentes procedimentos. Durante a visita, os membros da comitiva de Rondonópolis tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Fundação de Apoio Universitário (FAU), organização destinada ao aprimoramento da gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, inovação e de desenvolvimento institucional; visitaram instalações como a Residência Estudantil, cujos cuidados envolvem desde o planejamento arquitetônico até o acompanhamento cotidiano dos alunos; e passaram rapidamente por diferentes campi da UFU e Hospitais Universitários.
“Esta foi uma experiência muito enriquecedora para a UFR. Cada vez mais, desejamos construir pontes de diálogo com instituições de ensino federais pautadas pela excelência como é o caso UFU. A Universidade Federal de Rondonópolis se inspira em modelos funcionais já consolidados para a construção de suas políticas administrativas e de gestão, traçando possibilidades de futuras parcerias que possam fortalecer vínculos interinstitucionais baseados em uma relação de respeito e auxílio mútuo” concluiu a Reitora.
Da Assessoria