Governo endurece medidas

Medidas são mais duras (Christiano Antonucci)

Mesmo com a vacina, medidas são mais duras
(Christiano Antonucci)

Em decreto a ser publicado hoje (19) no Diário Oficial do Estado (DOE), o Governo de Mato Grosso criou novas medidas para prevenção e avanço do contágio da Covid-19 no estado, tendo em vista o aumento da média móvel de casos, internações hospitalares e óbitos.
Novas regras
Pelas novas regras, pelos próximos 45 dias fica proibida a realização de eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos, inclusive o uso de logradouros públicos, onde haja aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas.
Já os eventos corporativos (organizados por instituições públicas ou privadas) devem respeitar as regras sanitárias e distanciamento social previstas no Decreto 522, de 12 de junho de 2020, a exemplo do distanciamento mínimo de 1,5m e uso de máscaras.
Quanto às atividades em bares, restaurantes e congêneres, está permitida a realização desde que com o máximo de 50% da capacidade do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas/assentos.
Cumprimento
“Os prefeitos deverão, obrigatoriamente, adotar as novas medidas estabelecidas ou outras mais restritivas, sob pena de responderem pelas eventuais consequências de seus atos”, afirma trecho do decreto, que também autoriza as forças de Segurança do Estado de Mato Grosso a tomar todas as ações necessárias, para se fazer cumprir as novas medidas e também possíveis normas municipais mais rígidas e/ou restritivas.
O decreto, provavelmente, visa coibir a realização de shows em casas noturnas e em espaços públicos que vinham sendo realizados, principalmente em Cuiabá, sem nenhum cuidado com as regras sanitárias estabelecidas.
Em relação à vacinação que deve começar pelos grupos de risco, no mais tardar amanhã (20), é bom lembrar que mesmo imunizadas, as pessoas devem manter as regras de segurança (uso de máscara facial, distanciamento e isolamento domiciliar o máximo possível), para evitar a propagação ou a contaminação pelo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f