Incra entrega títulos a pequenos agricultores e reforma agrária é retomada em MT
O novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra-MT), Edtânio Santos de Oliveira, entregou na segunda-feira (24) em Querência do Norte, centenas de títulos de domínio de propriedade a agricultores familiares e assentados da reforma agrária no município e em Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina e Campinápolis.
Entre títulos entregues e os que foram para registro em cartório para posterior entrega, são mais de 200 famílias atendidas. A solenidade contou com participação do prefeito Fernando Gorgem, do presidente da Câmara de Vereadores, Jean Carlos, do deputado estadual Valdir Barranco (PT), da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Driana Cappelesso e lideranças.
“Foi emocionante ver a alegria e a gratidão das pessoas que estavam lutando há anos para regularizar suas terras. A regularização fundiária é uma importante ferramenta para garantir segurança jurídica e o direito à terra aos trabalhadores rurais, além de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar na região”, disse o superintendente.
Edtânio Oliveira também agradeceu aos servidores e servidoras do Incra que, de acordo com ele, seguiram trabalhando, mesmo tendo no governo anterior um obstáculo à reforma agrária. “O governo passado cortou o orçamento do Incra. O prédio da Superintendência em Cuiabá foi interditado. Os servidores e servidoras ficaram sem estrutura para trabalhar, mas seguiram resistindo em prol dos pequenos agricultores e dos assentados. Esses 200 títulos são fruto da persistência e da dedicação dos trabalhadores e trabalhadoras do Incra”, afirmou.
O superintendente também citou que com o governo Lula, o Incra de Mato Grosso retomará seu protagonismo no desenvolvimento da reforma agrária e agricultura familiar. “Estamos começando nossa gestão com o pé direito, entregando títulos aos assentados e agricultores. Com o presidente Lula vamos seguir avançado para retomar os investimentos do Incra em nosso Estado, visando o desenvolvimento rural sustentável”, finalizou.
Da Assessoria