Integrantes do DCE da Unemat Rondonópolis apresentaram demandas a Thiago Silva

Membros do DCE se reuniram com o deputado, ontem (Assessoria)

Deputado ouviu as demandas dos acadêmicos
(Assessoria)

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deputado estadual Thiago Silva (MDB) esteve reunido com integrantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), nesta sexta-feira (23), em Rondonópolis.
Na oportunidade, os acadêmicos apresentaram as principais demandas e necessidades para garantir melhorias e atender os interesses da comunidade acadêmica.
O parlamentar expôs o seu processo histórico de luta para a implantação da universidade no município. Ainda quando vereador trabalhou para aprovação do projeto que destinou a área para a instituição e destinou mais de R$ 3 milhões para a abertura dos cursos de Direito e Jornalismo e o cursinho pré-Enem como deputado. Ele acrescentou que garantiu R$ 2 milhões de emendas junto ao senador Jayme Campos para a entidade, sendo que ainda será definido o destino da aplicação dos recursos – conforme as necessidades existentes na instituição.
Os membros do DCE relataram a importância de serem ouvidos pelos representantes da sociedade, para que os avanços possam acontecer na instituição. Eles disseram que a sede da Unemat de Rondonópolis fica muito distante do centro da cidade, o que dificulta o deslocamento de acadêmicos para a entidade, precisando reaver o transporte para a região. Diante deste fato, sentem a necessidade da instalação de um Restaurante Universitário (RU) já que não existem restaurantes e lanchonetes nas proximidades.
Outro ponto apontado por eles, é a falta de equipamentos como computadores para atender todos os acadêmicos. Já, o curso de jornalismo não conta com laboratórios para a prática de telejornalismo, radiojornalismo e fotografia, o que leva eles a serem capacitados com base na teoria. Após três anos de curso, somente agora que estão tendo acesso a uma biblioteca para contribuir com o aprendizado.
O novo prédio da Unemat foi ocupado pela comunidade acadêmica, em setembro de 2023, que foi construído em parceria com a iniciativa privada. Os integrantes do DCE querem esclarecimentos e respostas quanto à cessão de uso ou doação por parte do gestor municipal para que a universidade possa funcionar definitivamente na estrutura.
Atualmente, o prédio de Rondonópolis é um Núcleo Pedagógico, sendo que Thiago Silva defende de forma urgente a implantação do campus avançado da Unemat que terá uma vinculação e parceria estipulada e definida em lei, onde normalmente a gestão pública municipal organiza a estrutura física, a terceirização da limpeza e segurança. Já, a Universidade garante a graduação – em que fica como gestor e contribui com a parte do financiamento de cursos, abertura de vagas e turmas, entre outras mudanças necessárias, seja de forma determinada ou periódica para garantir a existência de educação superior no município.
Os membros do DCE frisaram que há um grande interesse da população em estudar na Unemat, mas infelizmente depende de emendas e investimentos para abertura de novas turmas e vagas. Ao solicitarem uma reunião com os representantes da Unemat e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), o parlamentar garantiu a reunião com o secretário Allan Kardec que confirmou a presença na sede da Unemat junto aos integrantes do diretório. Também, se comprometeu a articular uma agenda junto à reitora Vera Marquêa.
Henrique Pimenta/Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f