Investigações apontam dois PMs como autores das execuções de moradores de rua em Rondonópolis

Policiais estão recolhidos no 5º BPM, em Rondonópolis (Reprodução)

Policiais estão recolhidos no 5º BPM, em Rondonópolis
(Reprodução)

Investigações da Polícia Civil em Rondonópolis, apontam para o envolvimento dos policiais militares Cássio Teixeira Brito, lotado no 5º BPM de Rondonópolis, e Elder José da Silva, do Batalhão de Operações Especiais – Bope, de Cuiabá, como autores das execuções de dois moradores de rua, e tentativa de homicídio contra outros dois,  ocorridas por volta das 02h da madrugada do dia 27, na cidade-polo do Sul do Estado.
Os policiais militares se utilizaram de um Jeep Land Rover verde musgo para realizar a chacina, e a autoria dos crimes foi confirmada em nota emitida ontem, pelo comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Mendes, que lamentou o ocorrido e adiantou que providências disciplinares estão sendo tomadas pela corporação.
A ação criminosa dos dois PMs culminou na morte de dois moradores de rua e na tentativa de homicídio contra mais dois, que passaram por cirurgia e estão internados no Hospital Regional de Rondonópolis, em observação.
Dois mortos e um ferido foram atingidos por disparos de armas de fogo (duas pistolas Glock 9mm e um revólver 38, de uso privativo da PM), enquanto dormiam na calçada em frente ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na região central, enquanto a segunda vítima foi morta na entrada da Vila Canaã.
As investigações chegaram aos policiais militares, em razão de que após praticarem os crimes, um dos policiais foi atingido na panturrilha em disparo efetuado pelo colega, dentro do Land Rover, que foi levado à Santa Casa de Misericórdia e disse ao policial de plantão e à equipe médica, que teria sido alvejado por fogo amigo, durante uma caçada na zona rural de Itiquira (sul do Estado), o que não convenceu.
Informações de terceiros dão conta que ambos teriam ingerido bebidas alcóolicas e feito uso de substâncias alucinógenas, quando decidiram sair atirando em pessoas em situação de rua, numa ação clara de extermínio.
NOTA DO COMANDANTE GERAL DA PMMT
Exaltar como fazemos o trabalho honrado da esmagadora maioria de policiais militares não nos poupa o dever, em ocasiões como esta, de constatar a existência nefasta de uma minoria que conspurca a farda que enverga. Ao tomar conhecimento da participação de dois policiais militares nos bárbaros homicídios em Rondonópolis dias atrás, nosso sentimento é de desgosto e zelo pela tropa que não se confunde com tais práticas. Dessa forma, temos a informar que a PMMT toma desde já todas as providências na direção de responsabilizar os envolvidos em sede disciplinar. Ressaltamos ademais que ambos foram devidamente identificados, e que, nesta hora, a investigação da Polícia Civil conta irrestritamente com todo nosso apoio. Por fim, assevero que a Corregedoria da PMMT através dos procedimentos cabíveis dará a pronta resposta à sociedade mato-grossense, em vista da Vida, bem-maior que defendemos e dos policiais militares que fazem jus a esse propósito.
Alexandre Mendes – Cel PMComandante-Geral da PMMT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f