Judiciário mais próximo da sociedade: presidente do TJMT faz abertura do Projeto ELO em Rondonópolis

Presidente do TJ fez a abertura do encontro (Secom/TJMT)

Presidente do TJ fez a abertura do encontro
(Secom/TJMT)

Com um carinhoso gesto de acolhimento aos presentes no Tribunal do Júri da Comarca de Rondonópolis, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, iniciou a sua fala na cerimônia de abertura do Projeto ELO – Fortalecendo a Justiça, na manhã de ontem, dia 02.

“Eu gostaria de dar um abraço carinhoso em cada um, que aqui está. Queremos criar um ambiente acolhedor, em que todos se sintam bem, com uma atmosfera de amistosidade e de compreensão mútua, começando primeiramente por ouvir. E nós estamos aqui hoje para escutar vocês. O nome do nosso projeto ELO – Fortalecendo a Justiça, já deixa claro o que nós pretendemos e idealizamos durante a gestão. O primeiro Polo a nos receber foi Sinop e agora nos instalamos em Rondonópolis, para prestigiar a população, falar com os segmentos que integram o Sistema de Justiça e fazer uma importante aproximação”, afirma a magistrada.
Sede temporária do TJMT – Durante a semana, a Comarca de Rondonópolis recebe a Administração da instituição e passa temporariamente a ser a sede do TJMT, com a realização de atividades direcionadas aos servidores(as), magistrados(as), comunidade acadêmica e sociedade civil organizada.
A presidente do TJMT destacou em sua fala à plateia o ambiente de confiança e união que estará estabelecido durante os encontros, para abrir um oásis de reflexão sobre as ações e comunicações nas relações entre servidores(as) do Judiciário.
“Vamos ouvir os servidores, magistrados e ver de perto tudo aquilo que podemos melhorar, quais são as reivindicações, os pontos fortes das Comarcas, para exportarmos para outras unidades, com boas e grandes iniciativas. É o momento de integrar as competências, de principalmente aproximar a nossa administração dos Polos de Rondonópolis e Primavera, que estarão conosco nesses dias”, explica a desembargadora.
De acordo com o juiz coordenador do Projeto ELO, Jones Gattass, o segundo evento é de grande magnitude, envolvendo diversas áreas do Judiciário com o objetivo de aproximar a instituição de todos.
“A ideia primeiro é a integração interna, para que servidores e magistrados possam se falar, conversar e conhecer outras realidades. E ao mesmo tempo, que traremos novidades e programações para nosso público interno, queremos abrir para a comunidade, com a participação da área acadêmica, dos advogados, dos gestores públicos e de toda população.”
A líder do Judiciário, desembargadora Clarice Claudino da Silva, elogiou a escolha acertada da programação do evento, em abrir o encontro com a palestra ‘Falar Salva Vidas: Uma Abordagem de Prevenção ao Suicídio’, do médico da família e pós-graduado em psiquiatria, Werley Silva Peres. “Esse tema é muito importante para nós, pois queremos o bem estar de todos aqui presentes.”
O psiquiatra apresentou informações sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e iniciou a palestra com o poema Ipê Amarelo, de José Veríssimo, o que, segundo ele, foi uma escolha intencional. “O Ipê Amarelo é única árvore que floresce em meio à seca.”
“Com as redes sociais vivemos em um mundo fake. Onde somos obrigados a sermos felizes o tempo inteiro, o que é impossível. É preciso se cuidar, olhar com carinho e atenção para dentro de si e para quem está ao seu lado. Uma rede de apoio e o CVV, por exemplo, são fundamentais para conter um impulso da ideação de suicídio”, explica o profissional de saúde.
Encontro com servidores
Ainda pela manhã, a administração do Poder Judiciário, liderada pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, se reuniu com os servidores do Polo de Rondonópolis e Primavera do Leste, para, a partir de uma escuta ativa, ouvir as demandas dos colaboradores do Judiciário mato-grossense.
Além da líder do Judiciário, o bate-papo com os servidores teve a participação da vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, dos juízes auxiliares da presidência, Túlio Duailibi Alves Souza, Viviane Brito Rebello e Jones Gattas, da diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula, e da vice-diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany F. de Costa. 
Durante a conversa, os servidores elogiaram as recentes medidas implantadas sobre remoção e plano de carreira de servidores, assim como o olhar humanizado da atual gestão para todos colaboradores do Justiça mato-grossense.
Para o diretor do foro da Comarca de Rondonópolis, juiz Francisco Rogério Barros, é uma alegria receber o projeto ELO. “Essa medida da presidência do TJMT representa muito, pois teremos a oportunidade de ouvir os servidores, os magistrados e trocarmos ideias. Com certeza isso trará melhorias não só para quem compõe a Justiça, mas principalmente para a população, os jurisdicionados, que serão bem atendidos e com mais empatia. O ELO só traz benefícios para nossa sociedade.”
(Secom/TJMT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f