Justiça Eleitoral ministra painéis sobre violência política de gênero e fake news

Evento começa hoje à noite (Secom/TRE MT)

Evento começa hoje à noite
(Secom/TRE MT)

Evento faz parte da programação da Semana Jurídica da Faculdade Anhanguera, de Rondonópolis
A Justiça Eleitoral apresentará dois painéis durante a Semana Jurídica da Faculdade Anhanguera, em Rondonópolis na quinta-feira, dia 19, a partir das 19h. Os temas abordados serão “Violência política de gênero” e “Fake news no processo eleitoral”, no auditório da faculdade, que fica na Avenida Ary Coelho, no bairro Cidade Salmen.
Os painéis serão presididos pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). “Nosso objetivo é estimular o debate sobre o processo eleitoral e aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade. Iremos conversar com os estudantes que são futuros operadores do Direito, inclusive na área eleitoral, por isso, é muito importante tratarmos assuntos como estes. A violência política de gênero e a desinformação são práticas, que devem ser combatidas constantemente”, ressalta a desembargadora.
A disseminação da participação feminina na política, inclusive, foi a ação definida pela atual gestão do TRE-MT dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, ela atende à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que versa sobre política da inovação.
O painel sobre fake news terá como palestrantes o juiz-membro substituto do TRE-MT, Abel Sguarezi, e o advogado eleitoralista, Maurício Castilho, sob presidência da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. Já o tema de violência política de gênero será abordado pela diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), juíza Ana Cristina Silva Mendes, tendo como moderador do painel o juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Villela, e a presidente desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Semana Jurídica
A programação da Semana Jurídica da Faculdade Anhanguera também conta com ciclo de palestras, que tem início hoje, terça-feira, às 19h, com o tema “Desafios e oportunidades da carreira jurídica”. Os palestrantes serão a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Adenir Carruesco; o procurador nacional adjunto de Defesa das Prerrogativas e advogado, Stalyn Paniago; e a defensora pública, Jaqueline Gevizier Rodrigues Ciscato. Já na quarta-feira (18.10), às 8h, a palestra será sobre a “Lei 11.340/06 (Maria da Penha), avanços e atualidade”, com a participação da advogada criminalista Jaqueline Drosghic; do delegado Fernandor Fleury da Mota; e da juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, Maria Mazarelo Farias Pinto.
Secom/TRE MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f