Lula deve vir a MT para encontro de nações indígenas

Lula deve aceitar convite do cacique Raoni (Ricardo Stuckert/PR)

Lula deve aceitar convite do cacique Raoni
(Ricardo Stuckert/PR)

No final deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá estar presente no encontro de nações indígenas, que ocorrerá entre os dias 24 e 28, sob a coordenação do cacique e principal ícone da causa indígena no Brasil, Raoni Metuktire, de 93 anos.
O evento será realizado na aldeia Piaraçu, da etnia Kayapó, em Mato Grosso, com a participação de várias nações indígenas, e faz parte da nova fase pelos direitos indígenas brasileiros.
Atenção à causa indígena
Neste seu terceiro governo, Lula criou o Ministério dos Povos Originários, conduzido pela deputada federal Sônia Guajajara – da etnia Guajajara/Tentehar – e voltado para  as causas indígenas.
Durante o Acampamento Terra Livre, realizado em na Esplanada dos Ministérios em Brasília no dia 28 de abril deste ano, o presidente homologou a demarcação de seis Terras Indígenas (TI’s) – Arara do Rio Amônia (AC), do povo Arara; Kariri-Xocó (AL), do povo Kariri-Xocó; Rio dos Índios (RS), do povo Kaingang; Tremembé da Barra do Mundaú (CE), do povo Tremembé; Avá-Canoeiro (GO), do povo Avá-Canoeiro; e Uneiuxi (AM), do povo Maku Nadëb.
Na ocasião, foi anunciad a assinatura dos decretos de instituição do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI) e a recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), além de ter autorizado o repasse de R$ 12,3 milhões para compra de insumos, ferramentas e equipamentos para casas de farinha de comunidades Yanomami.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f