Mais corte de verbas para pesquisas
Insensível aos grandes avanços do país no campo da ciência, obtidos nos últimos anos – provavelmente, pela ignorância que lhe é peculiar e também visando descontruir o Brasil ainda mais na área científica – Jair Bolsonaro pretende cortar verbas destinadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), interrompendo assim, mais de 200 mil bolsas de pesquisa científica e paralisando projetos de pesquisa, que vão desce vacinas, passando pela agricultura e economia e programas de cooperação internacional, prejudicando, enormemente e mais uma vez, a imagem do Brasil no exterior.
A Capes é uma das principais entidades que fomenta pesquisas em nível de pós-graduação no Brasil e corre o risco de sofrer um corte de, pelo menos, R$ 580 milhões no orçamento de 2019.
Para o presidente da SBPC (Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência), Ildeu Moreira, os cortes causarão danos irrecuperáveis tanto à ciência quanto ao desenvolvimento do país. Segundo ele, a interrupção de projetos causa perda dos recursos investidos, gera fuga de cérebros e escassez de cientistas qualificados, com impactos de longo prazo para diversos setores, da saúde à economia.
Da Redação com BBC News