Mais corte de verbas para pesquisas

Corte de verbas interromperá pesquisas científicas (Pinterest)

Corte de verbas interromperá pesquisas científicas
(Pinterest)

Insensível aos grandes avanços do país no campo da ciência, obtidos nos últimos anos – provavelmente, pela ignorância que lhe é peculiar e também visando descontruir o Brasil ainda mais na área científica – Jair Bolsonaro pretende cortar verbas destinadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), interrompendo assim, mais de 200 mil bolsas de pesquisa científica e paralisando projetos de pesquisa, que vão desce vacinas, passando pela agricultura e economia e programas de cooperação internacional, prejudicando, enormemente e mais uma vez, a imagem do Brasil no exterior.
A Capes é uma das principais entidades que fomenta pesquisas em nível de pós-graduação no Brasil e corre o risco de sofrer um corte de, pelo menos, R$ 580 milhões no orçamento de 2019.
Para o presidente da SBPC (Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência), Ildeu Moreira, os cortes causarão danos irrecuperáveis tanto à ciência quanto ao desenvolvimento do país. Segundo ele, a interrupção de projetos causa perda dos recursos investidos, gera fuga de cérebros e escassez de cientistas qualificados, com impactos de longo prazo para diversos setores, da saúde à economia.
Da Redação com BBC News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f