Max Russi enaltece segunda fase do Ser Família, agora, Ser Família Capacita
Idealizador do Pró-Família que alicerçou o programa do Governo do Estado, o deputado comemora a nova fase voltada para capacitação e geração de renda
O sucesso de um programa social não é manter as famílias no assistencialismo, e sim quando elas não precisam mais do programa, pois desenvolvem a capacidade de gerar sua própria renda. A assertiva é do deputado Max Russi (PSB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, no lançamento do Programa Ser Família Capacita, do Governo do Estado, liderado pela primeira-dama Virginia Mendes e realizado na tarde de ontem (17), em Cuiabá. “O empenho e a sensibilidade da primeira-dama em ampliar o Programa Ser Família é impressionante. Sempre atenta às nossas contribuições parlamentares, Virginia se superou com esse programa, pioneiro no Brasil”, elogiou Russi.
Uma parceria com o Sistema Fiemt, o objetivo do programa é alcançar os 141 municípios do estado, capacitando em 22 áreas para o desenvolvimento de 75 tipos de profissões. Serão mais de dois profissionais envolvidos.
Empolgado com esta 2ª fase do Ser Família, Russi acredita que agora será uma transformação socioeconômica nas vidas dessas pessoas. “São mais de 50 mil oportunidades de aprender, de buscar uma qualificação, um espaço no mercado de trabalho. Isso é levar dignidade às famílias”, disse o deputado.
Idealizador do Pró-Família (programa que foi alicerce do Ser Família), Russi foi ovacionado ao destacar que o poder público precisa avançar após essa fase de capacitação, “pois algumas famílias também precisam de aporte psicológico e de uma orientação financeira para saber aplicar corretamente o conhecimento adquirido” […] “Precisamos para oportunizar essas pessoas. Fomentar o empreendedorismo, oferecer microcréditos e mecanismos para que elas possam prover suas casas”, completou.
Em seu discurso, o governador Mauro Mendes reiterou a fala do deputado Max Russi sobre a eficiência de um programa social. “Um programa social só é vitorioso quando caminhamos para a independência da população, quando registramos um maior número de pessoas empregadas, constituindo famílias com dignidade”, frisou.
Expectativa
Com um programa análogo em Jaciara, a prefeita Andreia Wagner (PSB) está ansiosa para o início das capacitações no município. “Tenho experiência em acompanhar a mudança que um curso faz na vida das pessoas. Grande parte das nossas oficinas é voltada para mulheres em busca de incrementar sua renda e recuperar sua autoestima. Agora, com o Ser Família Capacita, nós vamos poder capacitar em novas áreas”, comemorou a gestora.
Já a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), ressaltou a importância do Ser Família Capacita na realidade cotidiana dos municípios. “Ajudar por ajudar, um município não prospera, mas quando são oferecidos mecanismos para que essas famílias tenham oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho, conseguimos crescer”, concluiu Eliene.