Max Russi quer apuração na distribuição de vacinas
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), propôs soluções para que não haja mais atrasos na distribuição e aplicação de vacinas, contra a covid-19, em municípios de Mato Grosso.
Em requerimento oral apresentado no parlamento ontem, durante sessão plenária, Russi sugeriu ainda que a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Casa de Leis auxilie nos trabalhos de fiscalização e apoio estrutural, para dar mais agilidade às ações de imunização. “Não tem outro caminho a não ser a vacinação”, sustentou.
Acredita o parlamentar, que um trabalho conjunto envolvendo o Ministério Público, nos atos fiscalizatórios, garanta uma apuração mais eficaz dos municípios com baixo índice de vacinação, dando a possibilidade de um auxilio mais abrangente. Seriam informações mais precisas, através da comparação do quantitativo das doses distribuídas e das medidas adotadas pelos gestores.
“Tem município com apenas 20% de imunização. Então, a Comissão de Saúde poderia verificar junto a esses municípios, se estão informando mal ou há incapacidade do gestor, com acompanhamento pelo Ministério Público Estadual”, sugeriu o presidente do Legislativo mato-grossense.
O deputado reforçou cobrança também à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), quanto a melhoria na logística de entrega dos lotes, para que seja feita de forma mais rápida. “Espero que melhore essa entrega. Não é possível que essa vacina chegue aqui na quinta-feira e chegar ao polo de saúde de Rondonópolis, por exemplo, somente na segunda ou na terça-feira da semana seguinte”, ressaltou.
Defensor da vacinação em longa escala, o presidente da Assembleia Legislativa avalia que essa seria a única forma de vencer a pandemia. Max Russi reforçou o exemplo de cidade de Maceió, no Alagoas, que desde o fim de semana colocou em prática uma espécie de “Corujão da Vacina”. “Essas vacinas precisam chegar logo aos municípios, após a chegada à Cuiabá, para vacinar na sexta, sábado, domingo, à noite. Temos aí o exemplo de Maceió, que está vacinando à noite, agilizando a imunização das faixas etárias prioritárias”, encerrou.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 48 horas após a chegada das vacinas a Cuiabá, as doses são distribuídas para os 14 pólos regionais de Saúde, para a retirada pelos 141 municípios.