MEC, Inep e UNESCO debatem uso de dados
Seminário Dados para Quê? debaterá formulação, avaliação e monitoramento da equidade educacional
Nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil realizam o Seminário Dados para Quê? – Formulação, financiamento, monitoramento e avaliação da equidade educacional.
O evento presencial acontecerá das 8h30 às 18h30 (horário de Brasília), no Hotel Grand Bittar, na capital federal (DF), mas toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo canal do MEC no YouTube.
O Seminário é voltado para pesquisadores, especialistas, secretários estaduais e municipais de educação e técnicos das secretarias de educação. O objetivo é promover o debate sobre produção, qualidade e aperfeiçoamento de dados voltados às modalidades de ensino e temáticas educacionais atendidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC — no âmbito da formulação, do monitoramento, do financiamento, da infraestrutura e da avaliação das políticas públicas. Também visa elaborar recomendações para os três níveis de governos, com vistas à coleta, à divulgação e ao uso adequado dos dados.
O intuito do encontro é sensibilizar os órgãos responsáveis pela formulação, coleta, sistematização e divulgação sobre a importância dos dados necessários para essas populações nos três níveis governamentais, bem como sensibilizar os gestores educacionais a usarem os dados na construção de políticas públicas e no seu monitoramento. Além disso, busca-se discutir a utilização e o alcance dos dados educacionais por parte das escolas e elaborar recomendações para todas as áreas específicas, melhorando a coleta, a divulgação e o uso dos dados.
Programação
No primeiro dia de evento, 12 de dezembro, a abertura do Seminário contará com a participação do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; da secretária da Secadi, Zara Figueiredo; do presidente do Inep, Manuel Palácios; da diretora e representante da UNESCO do Brasil, Marlova Noleto; e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A mesa de abertura será sobre o “Panorama dos dados educacionais com ênfase nas populações que são o público-alvo da Secadi”. Depois, serão realizados os seguintes painéis: “Educação para as relações étnico-raciais e quilombolas”; “Educação em direitos humanos”; “Educação para as relações étnico-raciais - Dados para o monitoramento da Lei n. 10.639/2003”; e “Lançamento dos Indicadores da Qualidade na Educação - Relações raciais na escola”.
No segundo dia, quarta-feira, 13 de dezembro, o Seminário será composto pelos painéis “Educação indígena”; “Educação ambiental”; “Educação do campo”; “Educação de jovens e adultos (EJA)”; “Juventudes”; “Educação especial na perspectiva inclusiva e educação bilíngue de surdos”; e “Monitoramento, avaliação e financiamento”.
A programação completa do evento e a lista de palestrantes estão disponíveis no portal do MEC, na página do Seminário.