Mega refinaria de drogas é fechada na fronteira Brasil/Bolívia

Local contava com duas pistas de pouso (Divulgação/PF)

Local contava com duas pistas de pouso
(Divulgação/PF)

Numa operação internacional – denominada de Operação Guaporé – envolvendo a Polícia Federal brasileira, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e a polícia boliviana, foi fechada ontem (28), uma mega refinaria de drogas instalada no Parque Noel Kempff, no Departamento de Santa Cruz no vizinho país, em uma área de mata localizada, estrategicamente, a apenas 1,8 km da fronteira com o Brasil.
Conforme informações da assessoria da Polícia Federal, a refinaria possuía considerável potencial de distribuição de drogas para o Brasil, por meio da fronteira com Mato Grosso.
Desde 202o, o Núcleo de Inteligência do Gefron e a Delegacia de Polícia Federal de Cáceres (MT) vinham recebendo informações de que, na região do Rio Guaporé, próximo à cidade fronteiriça de Comodoro (MT), existiria uma refinaria de cocaína.
Segundo a PF, naquela região foram realizadas diversas apreensões de drogas e, em julho de 2021, foi apreendida uma grande quantidade de insumos para a fabricação de pasta base e cloridrato de cocaína, fato que chamou a atenção das forças de segurança, em relação à região.
O laboratório usado pelos narcotraficantes era bem equipado, contando com um sofisticado sistema de internet via satélite, rádio comunicadores, depósito de combustível, diversas redes de domir, geladeira , televisão fogão e um refeitório.
Na área externa, o complexo contava com duas pistas de pouso, onde, semanalmente, pousavam aeronaves de pequeno porte que transportavam a pasta base para refino, e dispunha ainda de dois acessos por via pluvial: um pelo rio Guaporé e outro pelo Córrego do Espeto.
Uma vez refinada e embalada, a droga atravessava o rio Guaporé com destino ao Brasil, por barcos, e era transportada em caminhonetes até a cidade mato-grossense de Comodoro, de onde saía em caminhões para distribuição a vários estados brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f