Mesmo preso, Lula mantém liderança das intenções de voto

Lula vai voltar para os braços do povo (Francisco Proner Ramos)

Pesquisa confirma liderança absoluta de Lula
(Francisco Proner Ramos)

Mesmo estando preso, por conta de acusação sem provas  do juiz federal Sérgio Moro, o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto para Presidente, conforme mostra a pesquisa do Datafolha divulgada na madrugada de hoje, que entrevistou 4.194 eleitores em 227 municípios, com margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Realizada entre os dias 11 e 13, menos de uma semana depois de ser preso, o levantamento de opção eleitoral mostra que Lula aparece em três dos nove cenários pesquisados e se situa entre 30% e 31%, continuando à frente de Jair Bolsonaro (PSL), que registra entre 15% e 16%, seguido de Marina Silva (Rede), com 10%.
Caso Lula não possa concorrer se for enquadrado na Lei da Ficha Limpa, conforme análise a ser feita ainda, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sua influência sobre o eleitorado continua grande, com 30% dos entrevistados (de um modo geral) afirmando que certamente votariam em alguém indicado pelo ex-presidente e 16% talvez. Entre os lulistas, 66% votariam no indicado por ele e 21% talvez. Com relação à indicação de Michel Temer (MDB), apenas 3% votariam nele e 9% talvez. E com o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 10% votariam e 21% talvez.
Demais candidatos
Sem o nome de Lula, as intenções revelam Marina Silva com 20% e Ciro Gomes (PDT), com 15%. Jair Bolsonaro, Geraldo Alckmin (PSDB) e Joaquim Barbosa (PSB) registraram nesse cenário, 5% da preferência, cada um.
Brancos e Nulos
Quanto aos votos brancos e nulos, o percentual é de 21%, apontando que os demais candidatos não crescem e a maioria dos entrevistados não cita o nome dos presidenciáveis.
Segundo diretores do Datafolha, nas intenções de voto estimuladas, com a apresentação dos candidatos, “Os brancos e nulos, sem Lula na disputa, são mais citados do que Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).”
O PT reafirma que irá registrar a candidatura de Lula, no dia 15 de agosto.
Da Redação com Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f