Motorista pode pedir inclusão de atividade remunerada na CNH de forma online

(Divulgação/Detran MT)

(Divulgação/Detran MT)

Os cidadãos que desejam trabalhar como motoristas profissionais, podem solicitar para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) a inclusão do Exercício de Atividade Remunerada (EAR), na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O pedido pode ser feito através do aplicativo MT Cidadão.
Para iniciar a abertura do requerimento, é preciso baixar o aplicativo, fazer o cadastro, ir ao menu “Serviços”, e clicar na aba “Meus documentos”. Depois é preciso clicar em “CNH” e, por fim, em “Atividade Remunerada”, e seguir o passo a passo.
Durante o processo de abertura da solicitação, será indicada no aplicativo a clínica credenciada onde o condutor deverá realizar a avaliação psicológica.
Importante ressaltar que o processo para inclusão da atividade remunerada, realizando apenas o exame psicológico, não altera o vencimento da CNH, pois o prazo de validade da carteira está vinculado ao exame médico”, observou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade.
Desde que o serviço foi disponibilizado de forma online, no ano de 2020, foram abertos 5.153 processos de inclusão de atividade remunerada na CNH pelo aplicativo MT Cidadão.
Serviços online
Além da inclusão de atividade remunerada na CNH, também estão disponíveis de forma online os seguintes serviços do Detran-MT:
Renovação da CNH;
Emissão do Licenciamento (agora impresso de forma online, em papel comum);
Abertura do processo de transferência de propriedade;
Mudança de município;
Abertura do processo de primeiro emplacamento;
Intenção de venda (para veículos adquiridos e emplacados a partir do dia 04/01/2021);
Troca para Placa Mercosul (após abrir o processo pelo aplicativo, o cidadão deve agendar, no próprio aplicativo, o horário e local para fazer a vistoria veicular presencialmente);
Inclusão de financiamento;
Baixa de financiamento;
Renovação para condutor PCD;
Segunda via da CNH;
Troca para CNH definitiva;
Emissão de certidão do condutor;
Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f