MT recebe amanhã, 23 mil doses de vacinas para imunização de crianças de 5 a 11 anos

Vacinas chegam amanhã a MT (Ariquivo/Christiano Antonucci)

Vacinas chegam amanhã a MT
(Ariquivo/Christiano Antonucci)

O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 23 mil doses de vacinas contra covid-19, para a imunização de crianças de 5 a 11 anos de Mato Grosso.
A primeira remessa de doses da Pfizer (Comirnaty), para esse público, está prevista para chegar às 8h30 desta sexta-feira (14), no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
De acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacinação desse público precisa ser realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos, além de um ambiente acolhedor e seguro para a população.
Outra recomendação é que a sala em que se dará a aplicação em crianças seja exclusiva para o procedimento, não sendo permitida a aplicação de outras vacinas, ainda que pediátricas. A vacina contra Covid-19 não pode ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, sendo exigido que seja respeitado um intervalo de 15 dias.
Já o esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.
A vacinação de crianças desta faixa-etária ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis. Para fins de registro, deverá ser exigido um documento oficial de identificação da criança e não será necessária a apresentação de prescrição médica para o ato da vacinação.
Todas as informações e recomendações sobre a aplicação da vacina contra Covid-19 para crianças de 05 a 11 anos foram repassadas aos secretários municipais em reunião ocorrida nessa semana com o Secretário Adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Juliano Mello.
O documento com as recomendações da Anvisa,  pode ser acessado neste link.
Logística
Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual vão trabalhar na conferência da quantidade, catalogação e no encaixotamento das doses, para retirada pelos municípios.
Conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, as novas doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas, mediante solicitação das gestões municipais.
A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível com a necessidade local.
Essa logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.
A Resolução ainda prevê, que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras.
A entrega das doses, será realizada na semana seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f