MT registra mais um incêndio em área de palhada de milho (vídeo)

Vento contribuiu para que as chamas se espalhassem (Reprodução/Só Notícias)

Vento contribuiu para que as chamas se espalhassem, rapidamente
(Reprodução/Só Notícias)

A fumaça chegou a comprometer a visibilidade do trânsito na BR-163 Norte, no perímetro urbano de Sorriso
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma propriedade rural na manhã de ontem em Sorriso, no médio norte de Mato Grosso, alimentado por palhada de milho, colhido recentemente, próxima ao anel viário do município, que conecta a BR-163 Norte à MT-242 e ao aeroporto municipal, cujo fluxo de veículos pelo local teve que se suspenso, por determinado tempo.
Segundo informações repassadas pelo capitão bombeiro Daniel Alves, o incêndio foi causado pela explosão de uma esfera cilíndrica, para sinalização aérea, que fica nos fios de alta tensão. “Um sinalizador cilíndrico, que é tipo uma bola que fica nos fios de alta tensão, estourou e soltou faíscas, que caíram por cima da palhada, dando início ao incêndio”, afirmou o militar.
Devido ao vento forte que soprava naquela região, no momento, as chamas ganharam intensidade e se espalharam rapidamente, por uma grande área.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, duas equipes e uma aeronave da corporação, além de um helicóptero do Ciopaer e dois aviões particulares, estiveram empenhadas no combate ao fogo na área que atingiu cerca de 500 hectares e durou aproximadamente três horas, tendo sido debelado no início da tarde. Na ação, foram utilizados 33 mil litros de água, transportados por 16 caminhões-pipa, de propriedades vizinhas e empresas locais.
Incêndios em lavouras geram preocupação e prejuízos
Os meses de agosto e setembro em Mato Grosso são os mais quentes e secos do ano, o que eleva o risco de incêndios. Nos últimos dias, áreas em diferentes regiões do estado foram destruídas pelo fogo, causando prejuízos para os produtores rurais.
No dia 11 deste mês,  600 hectares de palhada de milho foram atingidos e um trator destruído, devido a um incêndio em uma fazenda localizada em Primavera do Leste, região sudeste de Mato Grosso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, caminhões pipa, tratores com grade, uniportes, além de três aviões agrícolas, chegaram a ser utilizados para controlar a propagação das chamas.
Da Redação com Canal Rural

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f