Mulher morre engasgada com pedaço de carne durante churrasco com a família

Alessandra é mais uma vítima de engasgo por alimento (Reprodução/redes sociais)

Alessandra é mais uma vítima de engasgo por alimento
(Reprodução/redes sociais)

Alessandra Moreira, de 37 anos, morreu na tarde do último domingo (29), durante um churrasco na cidade de Goioerê, no noroeste do Paraná, depois de se engasgar com um pedaço de carne.
Apesar de ter sido encaminhada para o Hospital Santa Casa de Goioerê, a mulher não resistiu e veio a óbito.
A vítima residia na cidade de Engenheiro Beltrão, onde foi sepultada na tarde de ontem, segunda-feira, sob a comoção de parentes e amigos.
Perigos do engasgo
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir o alimento ou objeto que toma um caminho errado. Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, que funciona como uma porta que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, a fim de bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago.
Em alguns casos, a epiglote falha, o alimento segue para a laringe e para, bloqueando a passagem de ar até os pulmões e isso faz com que o organismo reaja com jatos de ar que são enviados pelas terminações nervosas da laringe. A saída do alimento ocorre pela boca ou nariz e marca o fim do engasgo.
O engasgo pode ser bastante perigoso se a vítima não for rapidamente socorrida, pois a falta de ar pode causar a morte.
Segundo Júlio Pereira Lima, membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e professor da Santa Casa de Misericórdia e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), erros muito comuns são cometidos na hora do socorro. “É preciso ficar atento, para o local no qual o alimento está estacionado. A Manobra de Heimlich (abraçar a vítima por trás, cruzar as mãos pressionando o estômago com o osso do polegar), é fundamental para que corpos estranhos sejam expulsos da traqueia. No entanto, não adianta caso ele já esteja no esôfago, no nível da aorta. Nesse caso, levar imediatamente a pessoa ao hospital é vital, pois somente com um endoscópio o especialista pode verificar em qual local o corpo estranho se alojou e retirá-lo sem comprometer o aparelho digestivo ou qualquer outro órgão”, observa o especialista.
O tamanho dos alimentos ingeridos, a mastigação e a deglutição rápida , podem contribuir para que a pessoa venha a sofrer engasgamento.
Da Redação com RicMais e DM Anápolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f