Município assume compromisso de instalar CAPS em Poxoréu

por CLÊNIA

O município de Poxoréu, no sul de Mato Grosso, firmou Termo de Compromisso com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) assumindo a obrigação de custear a instalação de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na cidade. Deverá ainda promover a manutenção do serviço por meio de cofinanciamento com o Governo Federal, com a garantia de fundos e recursos humanos adequados ao seu funcionamento.
De acordo com o Termo de Compromisso, além de fazer a solicitação de incentivos para a implantação da unidade, o chefe do Poder Executivo local deverá providenciar e encaminhar ao Ministério da Saúde, os documentos exigidos. O atendimento ao usuário do CAPS em Poxoréu deverá começar a ser realizado a partir de janeiro de 2024.
Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2022 foram realizados em Poxoréu 816 consultas/encaminhamentos na área de saúde mental. Somente este ano, 903 pacientes já foram atendidos, com a realização de 19 internações. O valor gasto com consultas psiquiátricas consorciadas, supera o montante de R$ 50 mil ao ano.
O Termo de Compromisso foi assinado no dia 13 deste mês, pelo prefeito da cidade, Nelson Antonio Paim, pela secretária municipal de Saúde, Cátia Lina Souza, pela assistente social da equipe de Saúde Mental, Ida Ferreira Araújo Carvalho, e pela promotora de Justiça Nayara Roman Mariano Scolfaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f