Município pede a abertura de UTIs para o Estado e alerta que 51% da população não tomou reforço da vacina

Vacinação foi liberada para maiores de 18 anos

Grande número de pessoas não completou o calendário vacinal
(Assessoria)

A Secretaria Municipal de Saúde formalizou o pedido ao Governo do Estado de abertura de leitos de UTI exclusivos para o tratamento de covid-19, nesta terça-feira (12). Atualmente o município conta com 10 leitos de UTI exclusivos e mantidos com recursos próprios, para atender apenas moradores de Rondonópolis.
Na data de hoje, a Saúde informou que os 10 leitos de UTI do município estão ocupados e que por isso protocolou o pedido de ajuda ao Estado, mostrando a necessidade de ampliar a rede para atender a demanda. Apesar da lotação máxima, por enquanto, não há fila de espera de pacientes de Rondonópolis.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Izalba Alburquerque, dos 10 pacientes internados na UTI, 100% são de pessoas que estão com o calendário vacinal incompleto ou que não tomaram nenhuma dose das vacinas disponíveis.
“Isso é um alerta para a população, os casos aumentaram nos últimos dias, mas é comprovada a eficácia da vacina que está disponível gratuitamente nas unidades de saúde. A pessoa que optou em não se vacinar, precisa entender que os cuidados precisam ser redobrados, porque o vírus ainda está por ai e sem proteção o quadro pode agravar”, alertou Izalba.
Em Rondonópolis já foram aplicadas 499.722 doses da vacina contra a covid-19, 94% da população vacinou com a 1ª dose e 83% com a 2ª dose. Mas o número de faltantes para tomar o reforço é alarmante, pois já passa dos 51%.
No Boletim Epidemiológico divulgado na noite de ontem (11), mostra que há 3.048 casos ativos de covid-19 em Rondonópolis. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 47.910 casos positivos, sendo que desse total 981 contaminados morreram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f