Não deu outra: Temer indica Alexandre de Moraes para o STF

O "pupilo" de Temer, vai para o STF (Foto: Andressa Anholete/AFP)

O “pupilo” de Temer, vai para o STF
(Foto: Andressa Anholete/AFP)

Michel Temer indicou no final da tarde de hoje – por escolha pessoal -, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aberta pela morte do ministro Teori Zavascki, no dia 19 de janeiro passado, em um acidente aéreo em Paraty, litoral do Rio de Janeiro.
Com a indicação, Alexandre de Moraes será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado – os integrantes do colegiado ainda não foram definidos, mas a expectativa do presidente da Casa, Eunício Oliveira, é que a comissão seja instalada na quarta-feira (8). Em seguida, se a comissão aprovar o nome do ministro, a indicação será votada pelo plenário do Senado.
O “pupilo” de Temer, é filiado ao PSDB e foi secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, no governo Geraldo Alckmin (PSDB).
O STF é composto por 11 ministros e pela lei atual, um ministro da Corte pode ocupar uma cadeira no tribunal até completar 75 anos de idade, quando deverá se aposentar, compulsoriamente.
Declaração
Em setembro do ano passado, o ministro se envolveu em uma polêmica em relação à Operação Lava Jato. No dia anterior à prisão do ex-ministro petista Antônio Palocci, Moraes havia declarado em Ribeirão Preto (SP), que haveria mais operação da Polícia Federal naquela semana.
A fala de Moraes gerou uma repercussão negativa, a ponto de a Comissão de Ética Pública da presidência abrir um processo para apurar a conduta do ministro e o caso foi arquivado.
Como não poderia deixar de ser.
Off course!
Da redação com informações do G1 Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f