Em resposta aos questionamentos da população sobre o bloqueio da Avenida Otávio Pitaluga na manhã desta quarta-feira (28), o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) esclarece que no local estão sendo tomadas medidas emergenciais de manutenção para solucionar um problema na rede de esgoto.
Foi constatado que devido a ligações clandestinas de águas pluviais na rede de esgoto, a tubulação não suportou e se rompeu, acarretando estragos ao longo da via.
É importante esclarecer, que as tubulações de esgoto não são dimensionadas para receber águas pluviais. As ligações clandestinas de águas de chuva nas tubulações de esgoto vêm gerando diversos prejuízos à população de Rondonópolis, como o mau cheiro nas vias públicas, o refluxo do esgoto e o seu retorno para dentro das casas. Além de prejuízos maiores que acontecem quando ocorrem extravasamentos na Estação Elevatória de Esgoto (EEE), que não possui suporte para escoar o grande volume de fluídos que são despejados indevidamente nas tubulações.
O Sanear vem efetuando em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), um trabalho de fiscalização de ligações clandestinas ao sistema de esgoto. Nos locais onde são identificadas as ligações indevidas, o proprietário pode sofrer ações administrativas e penais.
O Sanear reitera a necessidade de colaboração da população, para que não façam este tipo de ligação clandestina na rede de esgoto. E solicita aos moradores que já o fizeram, que retirem essas tubulações inadequadas que estão deteriorando o sistema de saneamento básico do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *