“Operação Ordem no Trânsito” vai punir infratores

Númereo de acidentes aumentou, este ano (Wender Dias/Ascom PMR)

Número de acidentes aumentou, este ano
(Wender Dias/Ascom PMR)

Foi lançada na manhã de hoje pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrat) de Rondonópolis, na Praça dos Carreiros, a “Operação Ordem no Trânsito”, no intuito de fiscalizar e combater os abusos no trânsito local, autuando condutores sem CNH e veículos mal conservados e com documentação irregular.
Durante a operação, que não tem data para terminar, todo o efetivo de 17 agentes de trânsito (Amarelinhos) vai efetuar blitz em pontos estratégicos e de maior movimentação na cidade, fiscalizando o uso de cinto de segurança, pessoas falando ao celular enquanto dirigem e ainda, motociclistas em possível cometimento de irregularidade, como conduzir veículo sem habilitação, sem capacete, e sem placas, entre outros.
Conforme destacou a secretária Neuzeli Fiuza, os agentes vão focar na fiscalização em motos, já que os indicadores de trânsito apontam que a maioria dos sinistros envolvem motociclistas, em acidentes, colisões, atropelamentos e quedas.
A servidora acrescentou que de janeiro até agosto deste ano, a Setrat registrou cerca de 300 acidentes de trânsito, com a média aumentando em setembro, citando como exemplo o registro, na semana passada, de oito acidentes envolvendo motocicletas em apenas dois dias, incluindo uma morte. De janeiro até agora, já foram registradas 33 mortes no trânsito de Rondonópolis.
“É preciso destacar que todos estes acidentes, ocorreram em locais devidamente sinalizados (horizontal e vertical) e em alguns pontos até com semáforo. Infelizmente a população de Rondonópolis é infratora e não respeita a sinalização e nem a legislação de trânsito. Então, de agora em diante teremos que endurecer e começar a parte educativa/punitiva, retirando de circulação os motoristas sem CNH, ou com veículo com documentação irregular; dirigindo sem cinto de segurança e/ou falando ao celular, enquanto dirigem”, explicou a secretária.
Desde agosto último, foram feitas várias campanhas educativas nas escolas e empresas da cidade envolvendo mais de 5 mil pessoas, com palestras educativas da “Semana do Trânsito”, tentando conscientizar as pessoas dos perigos e consequências de não se respeitar a legislação e nem a sinalização de trânsito.
Neuzeli Fiuza finalizou que é preciso mais colaboração e conscientização por parte da população, pois a não observância das regras de trânsito, invariavelmente tem sérias consequências, como acidentes graves e até fatais, já que as pessoas têm que ter mais cuidado e respeito pelas próprias vidas. “O trânsito é responsabilidade de cada um, seja ele pedestre, condutor de carro, moto ou bicicleta, ou apenas usuário comum do trânsito”.
Nota da Redação: Já não era sem tempo! Os abusos, principalmente por parte de alguns motoclistas -provavelmente, sem documentação alguma – que tiram o miolo do escapamento das motos e ficam “pipocando” pelas ruas e de veículos caindo aos pedaços trafegando pelas ruas, já passou dos limites!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f