“Operação Papai Noel” de olho nos produtos natalinos

Pluge defeituoso pode causar incêndio (Divulgação/Taschibra)

Pluge sem certificação pode causar incêndio
(Divulgação/Taschibra)

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem MT) deflagrou esta semana, a “Operação Papai Noel” junto ao comércio do Estado, visando fiscalizar brinquedos, bicicletas de uso infantil, pisca-piscas e mangueiras de iluminação, além de produtos alimentícios pré-embalados típicos do período de fim de ano e divulgou dicas para os consumidores observarem, quando forem comprar produtos natalinos.
“Em primeiro lugar, o consumidor deve sempre verificar se há o selo do Inmetro nos produtos de certificação compulsória, como brinquedos e bicicletas infantis, e informações em português. É importante que, no caso dos brinquedos, os responsáveis guardem a caixa por alguns dias para verificar se não haverá qualquer tipo de problema”, explica Bento Bezerra, presidente do Ipem MT.
Iluminação 
Produtos natalinos como as mangueiras e pisca-piscas não são de certificação compulsória, mas somente podem ser comercializadas contendo informações obrigatórias e em português como: tensão; potência máxima do conjunto; e nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador.
O plugue que liga os pisca-piscas na tomada, é de certificação obrigatória. “Por isso, é preciso verificar se há o selo do Inmetro no plugue e, de qualquer forma, verificar se há informação do importador do produto. É importante salientar que estes produtos têm uma potência máxima para funcionar, então não é recomendado que faça emendas e tenha muito cuidado na hora de colocar perto de locais inflamáveis, como cortinas”, reforça ele.
Alimentos
Detalhes também devem ser observados, em relação à compra de alguns produtos pré-embalados típicos do período, como frutas desidratadas, nozes, castanhas ou bacalhau seco que são etiquetados pelo próprio estabelecimento. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara).
Os panetones, espumantes, vinhos e chocolates, muito procurados nessa época, devem declarar, de forma clara e na vista principal do produto, a quantidade que está sendo comercializada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f