Parceria público-privada promoverá revitalização do Horto Florestal

Parceria foi fechada ontem (Wheverton Barros)

Parceria foi fechada ontem
(Wheverton Barros)

O Horto Florestal, um dos principais pontos turísticos de Rondonópolis, localizado na Vila Goulart, receberá serviços de revitalização, conforme parceria firmada entre a Prefeitura e o Sicredi Sul/MT, através da adoção do espaço de lazer pela cooperativa de crédito, por meio do Programa “Adote uma Praça”.
O projeto de revitalização foi apresentado na tarde de ontem ao prefeito Zé Carlos do Pátio, à promotora de Defesa do Meio Ambiente, Joana Maria Bertoni Ninis e  ao presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo da Zaeli, além de outros vereadores e secretários municiais, pelo presidente do Sicredi Sul/MT, Marco Túlio Duarte.
O local, que possui 16 hectares, segundo o projeto apresentado pelo Sicredi Sul/MT, passará a contar com um espaço renovado para a realização de atividades de físicas e de lazer, mas garantindo a preservação ambiental do lugar. Serão implantadas área de alimentação, concha acústica, espaço multiuso, espelho d’água, lago, ciclovia, estacionamento para carros e motos, entre outros. Ainda serão restaurados o playground, a academia para idosos e as trilhas.
A cooperativa prevê um investimento de R$ 2 milhões em 10 anos para a revitalização. “A iniciativa privada, no caso o Sicredi, com o anseio de devolver algo para a comunidade enxerga isso de uma forma muito bacana. Através do projeto do Horto Florestal, você consegue efetivamente devolver algo que cabe na estrutura do lazer, na educação física, na questão do cuidado ambiental e social”, explicou o presidente da instituição de crédito cooperativo, Marco Túlio Soares Duarte.
Ele afirmou que assim que for emitido o contrato, já terá início à obra de revitalização. “A nossa ideia é estruturar o plano de aplicação do recurso e fazer por etapas para minimizar o impacto ao público nos finais de tarde e fins de semana”, explicou o presidente.
O prefeito Zé Carlos do Pátio informou que, com o programa, muitos empresários têm procurado a administração municipal para adotar uma praça. “Nós vamos deixar uma cidade mais bonita e essas PPPs só vão melhorar e urbanizar ainda mais nossa cidade deixando mais verde, agradável e sustentável. Quero agradecer o apoio do Sicredi, eu fico muito orgulhoso em ver o interesse em ajudar nossa cidade,” comentou o prefeito.
O secretário municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Boher, explica que uma das contrapartidas do município é o licenciamento ambiental. “As questões ambientais foram consideradas no projeto, analisadas antecipadamente com a equipe da Secretaria, Prefeitura e do arquiteto responsável, a fim de atender a legislação ambiental vigente e proporcionar um ambiente adequado com uma qualidade,” ressaltou o secretário.
O programa municipal “Adote uma Praça” tem como objetivo viabilizar ações do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil, visando aprimorar os serviços de manutenção e conservação de ambientes paisagísticos de praças e áreas verdes de Rondonópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f