Passando dos limites

Costume inoportuno (Reprodução)

(Ilustrativa)

Em Rondonópolis tem uns “espíritos de porco” (sem querer ofender os pobres dos animais), que teimam em praticar atos que agridem o bem comum, perturbando o sossego, que deveria, racionalmente, ser observado das 22 horas às 06 horas do dia seguinte.
É o caso da soltura de fogos de artifício sonoros, que se não está regulamentada ainda – apesar do vereador Adonias Fernandes (MDB) ter apresentado projeto de lei neste sentido, em janeiro deste ano, mas que não foi aprovado no Poder Legislativo – deveria ser evitada pelos autores, de forma a não incomodar vizinhos, principalmente em altas horas da madrugada.
Piora a situação ainda mais, quando a soltura de fogos desse tipo se dá nos denominados “espaços de eventos”, localizados em bairros residenciais e alugados pelos proprietários para festas de casamento, aniversário e outras diversões.
Foi o que aconteceu na noite de sábado, por exemplo, em um espaço do gênero localizado próximo à Associação dos Engenheiros Agrônomos (Aeagro) no bairro Monte Líbano, onde uma bateria de foguetes aconteceu por voltas das 20h30min e, pontualmente, a 01h do domingo, acordando e assustando os moradores do entorno, sendo alguns deles de idade avançada e portadores de doenças cardíacas, não somente pelo barulho mas também porque espocavam em cima das residências.
O blog recebeu inúmeras reclamações e manteve contato ainda na manhã de ontem, com o secretário Municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Bohrer, reclamando da situação. Também hoje pela manhã, mantivemos contato com o setor de Alvará da Prefeitura, que nos informou que tal estabelecimento não possui o documento de funcionamento, estando, portanto, em situação irregular.
Entramos em contato ainda, com o proprietário do “espaço de eventos”, que nos relatou que para aluguel do local são feitas várias exigências, como proibição de soltura de fogos de artifícios sonoros e de som automotivo e que tomaria as providências cabíveis, em relação ao fato.
Urge uma tomada de posição definitiva e enérgica pelo município, uma vez que essas atividades se espalham pela cidade, causando desconforto e incômodo aos moradores do entorno, agravado pelo fato de serem em espaço aberto, com o som ambiente, geralmente, ultrapassando o permitido e adentrando altas horas da madrugada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f