Pedido de prisão para Aécio será julgado pela 1ª Turma do STF

Será que ainda se elege para alguma coisa? (Rede GNI)

Sem moleza
(Saraiva 13)

Segundo informações do jornal O Globo de hoje, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou ontem, pedido de Aécio Neves (PSDB-MG), para que o pedido de prisão preventiva do tucano – encaminhado pela Procuradoria Geral da República (PGR) – fosse julgado pelo plenário da Corte e não pela Primeira Turma. Mello é relator do inquérito que investiga o parlamentar no STF.
Plenário
O advogado Alberto Toron, que defende Aécio, afirmava que a análise do pedido de prisão é uma questão “da mais alta relevância e gravidade” e que, portanto, o assunto deveria ser enviado ao plenário da Corte.
Na decisão, Marco Aurélio afirma que “o desfecho desfavorável a uma das defesas, é insuficiente ao deslocamento”.
A defesa do parlamentar pediu retorno ao exercício do mandato, do qual foi afastado em maio por determinação do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato.
Os ministros que fazem parte da Primeira Turma, são: Marco Aurélio – Presidente; Luiz Fux; Rosa Weber; Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
Andrea Neves
No dia 13 deste mês, a Primeira Turma do Supremo, por 3 votos a 2,  decidiu manter na prisão a irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, presa na Operação Patmos da Polícia Federal (PF), em 18 de maio deste ano. Foram favoráveis pela manutenção da preventiva a Andrea Neves, os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Rosa Weber. Alexandre de Moraes e o relator Marco Aurélio Mello, defenderam a revogação da punição.
O julgamento do pedido da PGR no STF, está previsto para terça-feira (20).
Da Redação com Notícias ao Minuto/Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f