Período da Piracema em MT poderá ser mudado, a partir deste ano

Período de proibição da pesca deverá sofrer alteração (Reprodução)

Período proibitivo deverá sofrer alteração
(Reprodução)

O período de vigência da Piracema em Mato Grosso, este ano, poderá ser mudado, em relação ao do ano passado
Pelo Projeto de Lei 207/2023, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o período – que em 2022 foi do dia 03 de outubro ao dia 02 de fevereiro de 2023 -, deverá passar a vigorar de 1º de novembro a 28 de fevereiro do ano seguinte.
O projeto surgiu durante a Expedição do Rio Cuiabá, realizada no mês passado, entre os dias 16 e 21, e que desenvolveu discussões a respeito do assunto, do parlamentar com ribeirinhos, pescadores, prefeitos e vereadores da Baixada Cuiabana, além de cientistas e pesquisadores da UFMT.
Segundo o PL, no início de fevereiro ainda há espécies se preparando para a reprodução, preocupação esta, reforçada pelo professor doutor Francisco Machado, da UFMT, que ressalta que em outubro os peixes ainda estão amadurecendo as gônodas – ovários e testículos – para a reprodução. “Além disso, há espécies como os bagres, que entram na fase reprodutiva somente no início de fevereiro”, lembrou ele, adiantando que obteve informações de que muitos peixes que estão sendo pescados em Santo Antonio de Leverger, ainda possuem ovas sem fertilização.
O PL deve passar pelas comissões, para depois seguir a Plenário para votação pelo deputados.
Da Redação com Folhamax 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f