PJC desbarata quadrilha por roubo e furto de fertilizantes que agia em MT
A Polícia Judiciária Civil (PJC), por meio da Delegacia de Pedra Preta, com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis e da Delegacia Regional, deflagrou na manhã desta terça-feira (17), a operação Deméter, com alvo em uma organização criminosa atuante em roubos e furtos de produtos agrícolas.
A operação tinha o objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão contra organização criminosa investigada por diversas unidades da Polícia Civil do estado, atuando de norte a sul do estado de Mato Grosso, especialmente no furto e roubo de fertilizantes que são estocados no campo para posterior aplicação.
As investigações da Delegacia de Pedra Preta foram iniciadas para apurar um crime ocorrido no ano de 2021, ocasião em que parte da carga subtraída foi recuperada em Rondonópolis.
Durante as investigações, os policiais identificaram os veículos utilizados pelos criminosos, sendo um deles, apontado como um dos líderes, tendo sido preso em flagrante também na cidade de Pedra Preta pela Polícia Militar, que na ocasião portava uma arma tipo pistola 9 mm e objetos que deram subsídios para as investigações.
As apurações identificaram que criminosos possuem uma estrutura de logística ordenada e estruturada para aplicar tais crimes, agem com violência e grave ameaça em algumas ocasiões e possuem ramificações com outros criminosos na prática de crimes dessa espécie.
Outra investigação
Integrantes desta organização criminosa foram alvo da operação “Piratas do Agro”, deflagrada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), no mês de março deste ano, resultando em prisões e buscas concedidas pela Justiça. Na ocasião, foram apreendidos veículos, dinamites, armas entre outros objetos de origem ilícita.
Nome da operação
O nome da operação faz referência a Deméter que é a deusa grega da colheita, da fertilidade, da terra cultivada, do direito sagrado e detém o ciclo da vida e da morte. Foi a reveladora da agricultura para o ser humano e orientou sobre o cultivo do milho e do trigo. Por isso, é também conhecida como deusa da agricultura.