Policiais resgatam índios perdidos em mata fechada

Perda dos costumes pode ter gerado a confusão dentre o grupo (Ilustrativa)

Perda dos costumes pode ter gerado a confusão entre o grupo
(Ilustrativa)

A perda gradual dos costumes, em razão do aculturamento e convivência com a praticidade da vida nos centros urbanos, tem afetado muitos indígenas com passar dos anos.
Exemplo disso, foi o fato inusitado acontecido com cinco índios da nação Terena – que está em processo de extinção -, que se perderam na tarde de ontem, em uma área de mata fechada do Exército Brasileiro no município de Miranda (MS), segundo matéria do site Correio da Manhã, de Campo Grande.
O grupo, relata o site, teria entrado clandestinamente para catar guavira – fruta típica da região, que revendem em Campo Grande e nas estradas – e não conseguiu voltar ao ponto por onde haviam entrado.
Após permanecerem na mata por 8 horas (das 9h às 17h), eles pediram socorro via celular e foram resgatados por dois policiais da Polícia Militar (PM), dois da Polícia Militar Ambiental (PMA) e por um oficial do Exército.
O grupo era formado por dois homens e três mulheres e foi levado até a área de instrução militar Betione, que fica a 20 km da cidade, por um taxista.
Por volta das 14h, sem encontrar a saída, um dos índios usou o celular para acionar a Polícia.
Para chegar até aonde os índios estavam, os policiais usaram como guia a cerca elétrica do terreno, indicação fornecida quando pelos índios, quando conseguiram contato por celular.
Segundo o militar, os índios tem entrado frequentemente nessa área, sem permissão, para pegar frutas, mas depois do episódio de ontem, foram alertados de que é proibido entrar na área militar.
O fato surpreendeu o grupo de salvamento, porque se acredita que os índios sejam conhecedores das matas e possuam, por natureza, noções de sobrevivência em ambiente do gênero.
Seria cômico, se não fosse trágico e lamentável!
Da Redação com Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f