Politec prioriza atendimento a pessoas com deficiência

O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data instituída com o objetivo de conscientizar a população de que estas pessoas devem ter seus direitos respeitados.
Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. Conforme a Lei 11.133/2005, as deficiências enquadram-se nas categorias física, visual, auditiva, mental e múltipla.
Nos dias 20 a 24 de setembro, todos os 111 postos de identificação do Estado, dentre eles o Ganha Tempo, estarão preparados para receber este público e seus familiares para serem atendidas na mesma hora, sem a necessidade de agendamento prévio.
Documentos necessários
No ato do atendimento, a Politec disponibilizará a opção de inclusão dos símbolos internacionais de acessibilidade no documento. Para isso, é necessária a apresentação de laudo médico emitido por um profissional especialista.
Para solicitar o RG, o requerente deverá procurar um dos postos de identificação credenciados e apresentar a certidão de nascimento ou casamento original e os comprovantes dos documentos que desejar incluir.
Nos postos que ainda não estão equipados com biometria, é necessária a apresentação de uma foto 3×4. Já nos postos equipados com kits biométricos, a fotografia, a assinatura e as impressões digitais são colhidas durante o atendimento.
A primeira via do RG é gratuita e para a emissão das demais vias, é cobrada taxa de R$ 70,09 para a cédula e de R$ 99,53, para a opção em cartão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f