População poderá fazer sugestões online para o Plano Diretor

Codeur apresentou a primeira fase do projeto

Codeur apresentou a primeira fase do projeto

Na manhã de ontem, a Companhia Permanente Técnica de Desenvolvimento Urbano (Codeur), apresentou a situação atual dos trabalhos que vêm sendo feitos para a atualização do Plano Diretor de Rondonópolis.
As sugestões poderão ser feitas através de um canal de comunicação no Portal da Prefeitura, que serão analisadas pelo Codeur.
No encontro, que ocorreu na Prefeitura, o promotor de Justiça Marcello Vacchiano, ressaltou que os trabalhos para o Plano Diretor feito em Rondonópolis é diferenciado de outras cidades, uma vez que envolve efetivamente a Câmara Municipal, Prefeitura, Ministério Público Estadual (MPE) e a sociedade civil organizada.
“Estamos abrindo um canal muito importante de comunicação com a sociedade, pois mesmo com as oficinas comunitárias, técnicas e as realizadas na zona rural, nós precisamos chegar mais perto da população, para que o Plano Diretor possa indicar o que ela espera para Rondonópolis,” comentou Vacchiano.
O presidente da Codeur, Paulo José, ressaltou a importância da participação efetiva da sociedade na revisão do Plano Diretor. “Para nós da Codeur é muito importante à participação e envolvimento de todos. Juntos, nós estamos criando soluções para que a cidade possa desenvolver de uma forma que todos entendam que é melhor, por isso, a importância destas reuniões,” explicou Paulo.
O coordenador técnico dos trabalhos do Plano Diretor, Jeater Correia Santos, afirmou que parte dos produtos começa a ser entregue para a revisão do plano.
“A primeira fase abrange a Carta Geotécnica, que será disponibilizada a todos e o estudo de mobilidade. Essa fase que está encerrando como estudo de base, carta geotécnica, estudo de logística, estudo de mobilidade e a análise dos mapeamentos da base cartográfica municipal são necessários para atualização do Plano Diretor,” explicou Jaeter.
Além desta fase, ele explica que serão realizadas mais outras cinco etapas. “A primeira é o estudo de base e a segunda que já iniciamos é abrir as discussões, por isso é importante que toda a sociedade participe, dê sua voz, sua contribuição. Vamos disponibilizar o vídeo informativo, que traz um link que o cidadão vai poder opinar,” explicou o coordenador.
“O Plano Diretor nosso está sendo feito por todos os setores da sociedade. Nesta primeira etapa nós buscamos dados, ouvimos setores da sociedade e agora queremos ouvir sugestões. Nós queremos uma cidade sustentável e que tenha qualidade de vida,” destacou o gestor.
Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Lugli (PSDB), explicou que é importante os vereadores participarem das discussões para a atualização do Plano Diretor.
“Estamos participando da entrega dos produtos e acompanhando o que tecnicamente está sendo discutido e o que a sociedade pensa sobre isso. Vamos fazer as ponderações necessárias, quando o projeto chegar à Câmara Municipal. Entendemos que quanto mais respeitarmos a parte técnica, viabilizamos um produto de qualidade de atendimento aos anseios da população de Rondonópolis,” explicou Zaeli.
Atualização
O novo Plano Diretor que está em andamento busca rever o atual, que é de 2006. Segundo a legislação, a cada 10 anos, o Plano Diretor, que estabelece as diretrizes que vão nortear o desenvolvimento do município por uma década, deve ser revisto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f