Prefeitura e Sesp fecham parceria para ampliar serviços de monitoramento

Reunião definiu parceria (Foto: Wheverton Barros)

Reunião definiu parceria
(Foto: Wheverton Barros)

Com o propósito de promover a ampliação dos serviços de segurança pública em Rondonópolis foi realizada na tarde de ontem, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, uma reunião entre o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) e comandantes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CB), delegados da Polícia Judiciária Civil (PJC), secretários municipais e diversas entidades representativas.
Aumento de câmeras
De acordo com o comandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Wilker Sodré, o prefeito durante a visita do Secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, se predispôs a colaborar e solicitou uma proposta da instituição, quanto à forma que a Prefeitura poderia contribuir com a segurança do município.
“Entendemos que a potencialização do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) passa pela integração dos órgãos de segurança pública com o munícipio. Assim, elaboramos duas propostas de monitoramento de câmeras em pontos mais sensíveis da cidade: uma, com variável de 50 câmeras a 100 câmeras, e outra com 15 câmeras OCR, que identifica se o veículo é roubado ou se está com documentação atrasada, as quais ficariam posicionada em pontes e nas saídas e entradas da cidade. Esses equipamentos vão auxiliar, sobremaneira, o trabalho da Polícia Militar”, enfatizou o comandante Wilker Sodré.
Ações preventivas
O tenente-coronel também ressaltou que são necessárias ações preventivas para auxiliar na segurança do município e que houve uma redução significativa, nos últimos meses, dos índices de criminalidade. “Em Rondonópolis, ocorreu um fenômeno favorável. Tivemos três homicídios no mês passado, significando uma redução de 40% dos casos, em uma cidade com quase 300 mil habitantes”, comentou.
Ele explica que para melhorar os índices de criminalidade, são necessárias parcerias. “A Polícia Militar sozinha não vai conseguir isso. Ela precisa de parceiros, com autoridade municipal e a sociedade organizada. É esse exemplo que Rondonópolis está dando, ajudando a segurança do município a trazer paz e segurança para a população”, Wilker Sodré.
Parceria
O prefeito Zé Carlos do Pátio, mostrou-se receptivo às propostas e disse que ontem, por ocasião do lançamento da Operação Bairro Seguro, o secretário de Segurança Pública do Estado, Rogers Jarbas, lhe solicitou apoio para a ampliação dos serviços de segurança pública em Rondonópolis.
“Vamos sim, colaborar com a Secretaria de Estado de Segurança Pública na ampliação dos equipamentos de monitoramento e tecnologia, para que a criminalidade tenha redução considerável, pois teremos material suficiente para a investigação e a prevenção contra roubos e furtos”, disse Zé Carlos do Pátio, sinalizando também uma parceria da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), com o Ciosp. “Vamos colaborar para ampliar o Centro Integrado, que já conta com a Polícia Judiciária Civil, Militar, e o SAMU, para melhorar ainda mais, os serviços à população”, concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f