Preservação de nascentes

Nascentes receberão cercamento (Ilustrativa/Elizeu Pires)

Nascentes receberão cercamento
(Ilustrativa/Elizeu Pires)

No intuito de promover a identificação, o registro e a preservação das nascentes de água existentes no município, o prefeito José Carlos do Pátio (SD) se reuniu, na tarde de ontem (2), com secretários e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, para debater sobre a adoção de política de preservação ambiental rural, visando proteger as nascentes dos rios que banham o nosso município.
A gestão compreende a necessidade de proteger os recursos naturais, por isso adotou diversas medidas como a usina de reciclagem e a coleta seletiva de lixo, e agora visa garantir o cercamento das nascentes para preservação da água, uma vez que são responsáveis pelo abastecimento de riachos, córregos e cursos d’água que desaguam nos rios.
Primeira etapa
Inicialmente será feita a identificação e a catalogação das nascentes. Em uma segunda etapa o estudo englobará meios de manter a qualidade evitando desgaste e erosão, proteção para não obstruir o curso natural da água e fazer manutenção e recuperação da vegetação apropriada em torno da área.
Apesar de algumas nascentes estarem em propriedade particular, a preservação é de interesse público e toda a população receberá informações por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, de Agricultura e Pecuária, e de Meio Ambiente para campanhas para divulgação e incentivo da preservação das nascentes.
Essa medida do Poder Executivo de Rondonópolis – que a alguns gestores não mereceria a atenção devida, porque não rende votos- é digna de aplausos, porque preserva às gerações futuras desfrutar da natureza, como é de direito de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f