Entulhos são retirados por voluntários (Divulgação)

Entulhos são retirados por voluntários
(Divulgação)

Desde as 08 horas da manhã de hoje, está sendo realizada a sétima edição do projeto “O Rio é Nosso”, numa parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), em apoio ao Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado anualmente, no dia 05 de junho, com o objetivo de somar forças para realizar a limpeza do Ribeirão Arareal e estimular nas pessoas, a consciência de que elas são responsáveis pelo relacionamento entre homem e a natureza.
Tendo como ponto de partida o Parque Arareau, na Vila Cardoso, aproximadamente 650 voluntários de várias entidades da sociedade civil compõem a força-tarefa para a retirada dos materiais depositados indevidamente ao longo do ribeirão.
“Se, a cada ano, forem retirados menos entulhos do que no ano anterior durante a limpeza do Arareau, significa que estamos no caminho certo no intuito de conscientizar as pessoas sobre sua preservação, evitando o depósito inadequado de detritos em seu leito”, disse o secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis, João Fernando Copetti Boher, acrescentando que na primeira edição, em 2015, foram retiradas cerca de 300 toneladas de detritos e entulhos do leito do rio, que corta a cidade ao meio. “Já no ano passado, foram coletadas 22 toneladas de materiais diversos”, comemora Copetti.
Divididos em equipes, os participantes estão atuando em um dos 18 trechos do Arareau considerado o mais crítico – que tem uma extensão de 7,1 Km dentro do perímetro urbano do município, que vai do Anel Viário até a foz do Rio vermelho.
Bom seria, se os moradores próximos às margens do Arareau ajudassem na preservação do manancial,  auxiliando também na fiscalização de atos praticados por terceiros, não sendo mais necessária a realização de ação que se desenvolve hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *